Força Bruta reúne alguns dos homens mais fortes do mundo em Cotia, na grande São Paulo

Share:
Atleta Marcos Ferrari (Foto: Rodrigo Dod / Savaget)

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, sediará o Força Bruta. A edição de 2019 do evento esportivo, que já caiu nas graças do público brasileiro, contará com quatro praticantes do atletismo de força, três estrangeiros e um brasileiro: a disputa pelo troféu de homem mais forte do torneio será entre os atletas de strongman Marcos Ferrari (BRA), Terry Hollands (ING), Johnny Hansson (SUE) e Eric Small (EUA). A competição, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, faz parte da programação do Esporte Espetacular e tem entrada gratuita para o público.

O Brasil contará com o paulista Marcos Ferrari, de 41 anos, 125 kg e 1,75 cm, que marca presença no Força Bruta desde a primeira edição da prova no País, em 2013. Melhor atleta profissional sul-americano de strongman desde 2010, Ferrari é pentacampeão brasileiro e sul-americano. Recordista na América do Sul nas provas Loglift, Deadlift, Atlas Stone e Yoke, ele tem resultados expressivos, como o título do Arnold Classic Brasil em 2013, top 4 no Thunderbay, sétimo lugar do Mundo na Categoria Master e top 4 do Strongman Champions League.

Sexto colocado no Campeonato Europeu em 2018, o inglês Terry Hollands, 39 anos, é quem tem o currículo mais extenso entre os participantes, com os seus 1,99 m e 155 kg. Homem mais forte da Inglaterra, o atleta ostenta três terceiras colocações no torneio mundial World’s Strongest Man, em 2007, 2011 e 2017. O sueco Johnny Hansson, de 29 anos, é o mais jovem da competição e, no entanto, o maior “peso-pesado”, com seus 160 kg e 1,98 m. Com duas participações no World’s Strongest Man, Johnny é vice-campeão do Giants Live Scandinavian e terceiro colocado do Strongman Champions League da Letônia.

Com 32 anos, 151 kg e 1,88 m, o norte-americano Eric Small tem uma trajetória de superação no esporte. Após se formar na Universidade de Minnesota, em 2010, tendo jogado futebol americano neste período, o atleta partiu para os treinos de strongman. Em 2013, logo na sua estreia no esporte, rompeu os dois tendões patelares e só voltou a competir dois anos depois, em 2015, sendo campeão do estado de Illinois. Em 2017, tornou-se profissional do esporte e foi vice-campeão do País, no Campeonato Nacional Strongman Corporation.

Como é de costume no Força Bruta, serão realizadas três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira será a medley, em um percurso 15 metros. Cada atleta vai iniciar arrastando correntes de 300 kg, voltará trazendo a cangalha de 400 kg e, por último, terá que colocar a bola (atlas stone) de 130 quilos em uma estante de 1,30 m de altura. A segunda prova será a do barril, na qual o competidor terá que jogar seis barris de 20 kg por cima de uma barra de cinco metros de altura. A competição será definida no dead lift (peso morto), com a barra com 380 kg. Vence está prova aquele que fizer maior número de repetições.

O Força Bruta 2019 tem os patrocínios de Motorola, Rexona, Decolar.com, Midway, Next Açaí, Prefeitura de Cotia e Magnum Relógios, e conta com o apoio do Hotel Rancho Silvestre e RUD Correntes Brasil. A realização do evento é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Credenciamento de imprensa – Os veículos interessados em cobrir o Força Bruta devem enviar solicitação de credenciamento para o e-mail redacao@zdl.com.br. É preciso informar o veículo de imprensa, nome completo e cargos dos profissionais, juntamente com e-mail e telefone de contato.

Serviço:
Força Bruta 2019
Local: Praça da Matriz – Cotia (SP)
Endereço: Rua Senador Feijó, 12 – Centro
Data: 13 de janeiro
Horário: a partir das 10h