fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festa dos 465 anos de São Paulo promove diversidade cultural no Vale do Anhangabaú

Um dos símbolos da cidade de São Paulo, o Teatro Municipal. (Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas)

Grandes encontros e shows com artistas de diversos gêneros musicais, festas de coletivos urbanos e intervenções ocupam o Vale; atividades descentralizadas para adultos e crianças acontecem também nas casas de cultura, centros culturais e no Teatro Flávio Império

No dia 25 de janeiro, a partir do meio-dia, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, preparou uma grande comemoração para os 465 anos da fundação de São Paulo. A festa reflete a diversidade cultural da cidade presente atrações selecionadas para a programação artística do palco do Vale do Anhangabaú, no Centro e nos espaços culturais descentralizados. Os shows do aniversário serão gratuitos, reforçando o caráter democrático do evento.

VALE DO ANHANGABAÚ: DIVERSIDADE CULTURAL
A programação na região central será marcada pela diversidade, representada pelos diversos gêneros musicais contemplados na programação: funk, gospel, samba, rap, pop, MPB, punk e rock’ n roll. O mestre de cerimônias Thiago Adorno comandará a festa até o encerramento, previsto para meia-noite.

Cada show da programação tem uma história e dialoga com as múltiplas facetas de São Paulo. A ideia é contemplar atividades para toda a família e públicos de todas as idades. Quem abre a série de apresentações é o projeto RC na Veia, criado por Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, para homenagear o pai com hits da jovem guarda e outras canções de sua extensa carreira musical. No Anhangabaú, o show, marcado para o meio-dia, recebe, como convidada especial, a cantora Wanderléa.

O grupo de rap gospel Ao Cubo se apresenta às 14h ao lado dos sambistas do Art Popular. A trajetória artística do grupo conta com seis álbuns de estúdio e um ao vivo, que traz como título uma de suas músicas mais conhecidas: “Respire fundo”.

A MPB e o samba também participam da festa com o show de Paulinho da Viola, convidando sua filha Beatriz Rabello, além de Fabiana Cozza e Rodrigo Campos, às 16h. Um dos principais nomes da música brasileira, Paulinho tem seu nome sempre associado à escola de samba Portela, sua escola do coração, da qual é autor de vários sambas-enredo. Neste show, ele interpreta “Coração leviano”, “Dança da solidão”, “Timoneiro” e “Foi um rio que passou em minha vida”.

Beatriz lançou seu primeiro disco solo em 2016, após participar ter participado como backing vocal da gravação de um DVD de seu pai. Já Fabiana Cozza é um dos principais nomes do gênero no cenário paulistano. Compositor e instrumentista, Rodrigo Campos lançou seu primeiro disco solo, “São Mateus não é um lugar assim tão longe”, em 2009.
Às 18h30, acontece a homenagem ao grupo de rock Charlie Brown Jr., liderada por Alexandre Abrão, filho do vocalista da banda, Chorão. Intitulada “Tamo Aí na Atividade apresenta Charlie Brown Jr”, a ideia do show é relembrar grandes sucessos do grupo com vários convidados que são estrelas do rock nacional: Projota, Di Ferrero, Digão (Raimundos), Supla e Panda (La Raza).

Um encontro entre dois dos principais nomes do rap nacional, Rael e Rashid, ganha um toque especial da música pop de Pabllo Vittar, às 20h30. Conhecidos por trazerem letras contundentes e contestadoras que narram dilemas do cotidiano e rompem paradigmas em suas músicas, os rappers abrem a apresentação com canções dos respectivos repertórios, inclusive colaborações de ambos como “Coisas dessa vida” e “Uma chance”, emendando com sucessos da cantora, entre eles, a música que foi hit das paradas, “Corpo Sensual”.

O encerramento, a partir das 23h, fica por conta da cantora Ludmilla, um dos principais nomes do funk nacional. Seus dois álbuns lançados, “Hoje” e “A danada sou eu” foram sucesso em todas as paradas musicais, recebendo até mesmo uma indicação ao Grammy Latino em 2017. A carioca de 23 anos voltou às paradas recentemente com “Din din din”.

Grandes festas da cena urbana da cidade enfatizam a diversidade. Serão três palcos adjacentes que funcionam a partir do meio-dia onde o público poderá curtir o som das festas que representam todas as tribos paulistanas. Quem curte uma música black e um encontro de gerações não pode deixar de passar pelo palco que recebe DJ Donna, Discopedia convida Seu Osvaldo e Batekoo convida KL Jay. Um segundo palco concentra a música eletrônica. Desta vez, quem dá o tom são as festas Gop Tun, Selvagem, ODD e Mamba Negra. A música brasileira estará presente no palco que concentra as festas Primavera, te amo, Santo Forte, Pilantragi, Prato do dia e Desculpa qualquer coisa.

Para valorizar o triângulo histórico do Centro da cidade, a Rua XV de novembro recebe o palco Músicos do Futuro com o discotecagem de Leandro Pardí, além de shows de forró com o grupo Caiana, música gospel com Érika Morise, o reggae de Alma Djem e o grupo Inovasamba.

O Centro ainda terá um concerto na Praça das Artes com Diego Carneiro, violoncelista e diretor de orquestra equatoriana de trajetória internacional. Ele interpreta, das 11h às 12h, as famosas danças da Suíte de Bach e as Bachianas Villa-Lobos.

FESTA POR TODA A CIDADE
No Centro Cultural da Juventude, na zona norte, Dead Fish se une à Deb Babilônia num show às 18h. Com mais de 27 anos de história, a banda de hardcore convida a vocalista do Deb And The Mentals para uma releitura de alguns dos maiores clássicos do Dead Fish.

No Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na zona leste, a ênfase será nas atrações circenses para crianças. A partir das 18h, acontecerá um show do grupo Sampa Crew. Formado em 1987 pelo rapper, produtor e compositor J.C. Sampa, o grupo é conhecido pelo seu rap romântico e por misturar gêneros como rap, samba-canção, pagode romântico e soul.

Na Casa de Cultura do Butantã, na zona sul, às 15h, acontece o show do Clube do Balanço. A banda traz para esta apresentação seu trabalho autoral. Em 2018, lançou o EP “Maioridade” em comemoração aos 18 anos da carreira do grupo. Dessa vez o show conta com participação de Janayna Pereira com homenagens a artistas que embalaram sua vida e carreira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
| PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Vale do Anhangabaú:
Palco Principal
|Thiago Adorno (Mestre de Cerimônias)
12h RC na Veia convida Wanderléa
14h Ao Cubo convida Art Popular
16h Paulinho da Viola convida Beatriz Rabello, Fabiana Cozza e Rodrigo Campos
18h30 Tamo Aí na Atividade apresenta Charlie Brown Jr com os convidados: Projota, Di Ferrero, Digão (Raimundos), Supla e Panda (La Raza).
20h30 Rael convida Rashid e Pabllo Vittar
23h Ludmilla

Palcos Adjacentes
Palco Músicos do Futuro
| Rua XV de novembro
12h30 – Érika Morise
14h – Caiana
16h10 – DJ
17h10 – Alma Djem
18h10 – DJ
19h10 – Invasamba

Palcos de Festas
| A partir do meio-dia
Festa 1: Discopédia, Batekoo e KL Jay – Praça das Artes
Festa 2: Gop Tun, Selvagem, ODD e Mamba Negra – Vale do Anhangabaú (próximo à Líbero Badaró)
Festa 3: Pilantragi, Primavera te amo, Desculpa qualquer coisa, Santo Forte e Prato do Dia. – Vale do Anhangabaú (próximo aos Correios)

Intervenções no Vale do Anhangabaú
| A partir do meio-dia
Blokokê
Balões
Camarim
Centopeia
Itinerantes
Pacman Dance
Tuíster da cidade
Brinquedos (tobogã gigante, surf machine, touro mecânico, luta de cotonete, bungee run)

PRAÇA DA REPÚBLICA

HIP HIP CELEBRATION
12h às 22h

A 286
Alt Niss
Conciência Humana
Cronica Mendes
Dexter
DJ Guigo
DJ Mendoriah
DJ Pantera
Edi Rock
Eduardo
Filosofia de Rua
Maurício DTS
Radicais do Peso
Realidade Cruel
Rua Breakers
SNJ
Style Warriors Crew
Thaide

ATRAÇÕES DESCENTRALIZADAS
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
18h às 19h: Dead Fish convida Deb Babilônia

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
16h às 17h: O Circo vem Daí

18h às 19h: Sampa Crew
Teatro Flávio Império

16h às 17h: Farufyno e Fabio Brazza
20h às 21h: Mega Flash

Casa de Cultura do Butantã
15h às 17h: Clube do Balanço convida Janayna Pereira

Centro Cultural do Grajaú
16h às 17h: The Monkeys convida Sombra SNJ
18h às 19h: Xande de Pilares convida Reinaldo

Casa de Cultura Campo Limpo
14h às 18h: Viradinha

Casa de Cultura Raul Seixas
14h às 18h: Viradinha

Casa de Cultura da Brasilândia
10h às 16h: Viradinha

Centro Cultural Tendal da Lapa
10h às 17h: Viradinha

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Das 11h às 13h
Prêmio Cidadão SP Catraca Livre: o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na cidade de São Paulo, criado pelo Catraca Livre. Neste ano os homenageados são: agência Africa (Publicidade), o pianista Marcelo Bratke (Educação), Marcelo Rosenbaum (Design), com o projeto A Gente Transforma, Orquestra Moderna (Saúde), Quebrando o Tabu (Comunicação), Tabata Amaral (Cidadania), Tupi or Not Tupi (Cultura). 50 lugares. As senhas serão distribuídas uma hora antes (um ingresso por pessoa).

15h às 20h
70 anos do Teatro Brasileiro de Comédia
15h – Leitura de Volpone, de Ben Jonson, em adaptação de Stefan Zweig
18h – Leitura de “A Semente” de Gianfranceso Guarnieri
Auditório. 14 anos. Capacidade: 175 lugares. Grátis (senhas distribuídas uma hora antes de cada espetáculo)

22h
Encontro com o Supla
O cantor irá falar da sua longa trajetória através da leitura de alguns trechos do seu livro “Supla: crônicas e fotos do Charada Brasileiro”.
Auditório. 14 anos. Capacidade: 175 lugares. Grátis (senhas distribuídas uma hora antes).

Veja também




Botão Voltar ao topo