fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Circuito Brasileiro: campeões na última etapa em São Luís relembram ouro e revelam novas metas

Bárbara Seixas em ação pelo Circuito Brasileiro Open
(Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

O vôlei de praia brasileiro está de volta a São Luís (MA) com a disputa da quarta etapa do Circuito Brasileiro Open 2018/2019. A capital maranhense volta a receber o torneio após cinco anos e os jogos serão disputados de quarta-feira (23.01) a domingo (27.01), com entrada franca na arena montada na Lagoa da Jansen, na Ponta do Farol.

As duplas vencedoras da última etapa realizada na cidade, em janeiro de 2014, não estão mais juntas, mas estarão presentes nesta semana com suas novas formações. O campeão olímpico Ricardo, que levou o título naquele ano ao lado do medalhista olímpico Márcio Araújo (CE), agora está ao lado de Álvaro Filho (PB) e espera largar bem em 2019.

“Estou vivendo um momento muito bacana com o Álvaro, novos desafios pela frente e ajustando o crescimento da nossa equipe. É sempre muito bom poder voltar à cidade que você criou uma história de conquista, e fico feliz que a cidade voltou a sediar mais uma etapa do nosso esporte. Já estou em João Pessoa há duas semanas, treinando bastante para as próximas competições e focado também na corrida olímpica”, disse Ricardo.

No naipe feminino, as medalhistas olímpicas e então parceiras Ágatha (PR) e Bárbara Seixas (RJ) venceram naquele ano a final contra Juliana/Maria Elisa (CE/RJ), abrindo caminho para a futura conquista do bicampeonato brasileiro. Agora junto de Fernanda Berti, Bárbara espera repetir o sucesso, mas sem pressão, sabendo que o planejamento para 2019 é evoluir gradativamente, especialmente na busca pela classificação aos Jogos Olímpicos de 2020.

“Lembro poucos detalhes desse título, até porque já faz cinco anos, mas ter memórias positivas é muito importante para nosso desempenho em competições. Nós, atletas, adoramos competir, então existe uma expectativa positiva para esse retorno às competições, o que é sempre esperado. Mas teremos um ano bem desgastante em 2019, portanto estamos trabalhando com uma evolução gradativa, conscientes de nossas capacidades e dos nossos limites agora nesse momento da temporada e do planejamento”.

Ágatha, que desde 2017 forma parceria com a sergipana Duda, também espera começar o ano de 2019 com pé direito. A paranaense campeã do Circuito Mundial em 2018 destacou o alto nível do tour nacional e a possibilidade de realizar ajustes para chegar bem ao tour internacional, também visando uma vaga aos Jogos em Tóquio.

“Fomos para o Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), e treinamos por cerca de duas semanas e meia. Nosso objetivo é de longo prazo neste ano, com certeza, mas todas as etapas do Circuito Brasileiro Open são muito importantes. Os torneios serão uma preparação para o que virá no Circuito Mundial, de abril em diante. É o momento de ajustar o time, corrigir detalhes, treinar jogadas novas. Será um início importante no processo para correr atrás desta vaga olímpica”, disse Ágatha.

A etapa de São Luís (MA), a quarta da temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro, já tem a lista de duplas inscritas, e que deverão confirmar presença até a véspera do evento. Os 16 times mais bem colocados no ranking de entradas já estão garantidos na fase de grupos. Outras oito vagas permanecem ‘abertas’ e serão decididas no torneio qualifying, na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino), completando 24 times em cada gênero.

No masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/André Stein (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS), Thiago/George (SC/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Hevaldo/Arthur Lanci (CE), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Averaldo/Bruno (TO/AM), Oscar/Luciano (RJ/ES), Harley/Jeremy (DF/EUA), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Moisés/Vinícius (BA/ES) e Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ).

Já no torneio feminino, já estão garantidas pelo ranking as duplas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Talita/Taiana (AL/CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Josi/Neide (SC/AL), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Val/Érica Freitas (RJ/MG), Izabel/Thati (PA/PB), Aline/Juliana Simões (SC/PR), Naiana/Diana (CE/RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Sandressa/Rosimeire Lima (AL).

As partidas também serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a partir de quinta-feira. Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (26.01) e domingo (27.01), serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro de 2018, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Credenciamento

Os profissionais de imprensa devem se credenciar através do site http://2018.cbv.com.br/imprensa/credenciamento , preenchendo todos os campos requisitados e selecionando na aba evento ‘Circuito Brasileiro Open – São Luís (MA)’. O credenciamento será encerrado na próxima terça-feira (22.01), às 12h (de Brasília).

Os jornalistas que tiverem seus pedidos aprovados receberão confirmação por e-mail ainda na terça-feira, às 16h, com instruções sobre o acesso à arena. A retirada das credenciais poderá ser realizada por terceiros mediante a apresentação de carta ou e-mail com autorização.

O assessor de imprensa Renan Rodrigues (21 99290-4767) estará presente no local e auxiliará os jornalistas. Outras dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

ATENÇÃO: O credenciamento é de uso exclusivamente jornalístico, para produção de conteúdo das diversas mídias. O uso indevido do acesso às áreas de imprensa resultará no descredenciamento do profissional.

TODOS OS CAMPEÕES DAS ETAPAS NO MARANHÃO:
1992 – São Luís – Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – São Luís – Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – São Luís – Guilherme/Pará (RJ) e Gerusa/Shelda (RJ/CE)
1995 – São Luís – Lula/Adriano (PE) e Rejane/Cristina (BA/RJ)
2003 – São Luís – CHALLENGER – Alex/Roberto Lopes (MS/CE )e Andrezza/Andrea Martins (AM)
2005 – São Luís – CHALLENGER – Murilo/Fabinho (PE/CE) e Izabel/Érika (PA/RN)
2006 – São Luís – CHALLENGER – Pedro Grael/Juca (RJ/BA) e Ângela/Chell (DF)
2007 – São Luís – CHALLENGER – Billy/Bruno Schmidt (ES/DF) e Virna/Sandra Pires (RN/RJ)
2008 – São Luís – CHALLENGER – Bruno/Zé Írio (AM/MS) e Val/Maria Elisa (RJ/PE)
2012 – São Luís – CHALLENGER – Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) e Josi/Thais (SC/RJ)
2013/2014 – São Luís – Ricardo/Márcio (BA/CE) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ)

Botão Voltar ao topo