fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Workshop apresenta resultados de pesquisa sobre queima da turfa em São José

Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da USP e do Inpe pesquisa há dois anos as camadas de turfa presentes no município. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Na quarta-feira (12) acontece o workshop “Incêndios em Turfeiras em São José dos Campos”, que irá apresentar os resultados da pesquisa sobre a queima da turfa na região. O evento acontece das 14h às 17h, no auditório 3 do Parque Tecnológico de São José dos Campos, (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo).

O evento, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, está sendo realizado em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Um grupo de pesquisadores destas instituições desenvolve há dois anos uma pesquisa das camadas de turfa do município, no âmbito do projeto 2015/24201-0, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Coordenada pelo professor Dr. Guenther Carlos Krieger Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, a pesquisa consistiu em avaliar as turfeiras, analisando as características físico-químicas, a emissão de poluentes e os riscos de incêndio.

A turfa é originária da matéria orgânica depositada nas várzeas dos rios durante um longo período geológico e que, por causa da umidade, sofreu decomposição. Este solo rico em matéria orgânica – um estágio anterior ao carvão – pega fogo facilmente, especialmente durante a estiagem, provocando odor desagradável, fumaça densa. A turfa está presente em camadas de solo de até dez metros de profundidade, concentradas principalmente na zona norte do município.

Programação:

Palestras:

14:00 – Abertura – Dr. Guenther C. Krieger Filho (USP)

14:10 – Características físico-químicas de solo turfoso da região de SJC – Dr. Paulo Bufacchi (USP)

14:30 – Características de Pirólise de Turfa – Dr. Fernando Costa (Inpe)

14:50 – Intervalo

14:05 – Experimentos de taxa de propagação de queima de turfa – Dr. Guenther C. Krieger Filho (USP)

15:30 – Emissão de Material Particulado na Queima de Turfa – M.Sc. Kelly Ribeiro (Inpe)

15:50 – Painel de discussão – Moderadora Dra. Cristina Forti (Inpe)

17:00 – Encerramento – Dr. Guenther C. Krieger Filho (USP)

Botão Voltar ao topo