Secomex debate novidades e normas do comércio exterior em São José

Por: Share:
O seminário vai discutir questões aduaneiras de interesse de exportadores e importadores. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Um portal único de comércio exterior, normas e novidades do comércio internacional no Brasil e o regime drawback (suspensão de impostos), serão os temas do 1º Secomex (Seminário de Comércio Exterior do Vale), que acontece em São José dos Campos, nesta terça-feira (4), das 7h45 às 13h, na Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado).

O evento tem apoio da Prefeitura de São José dos Campos e objetiva promover a capacitação dos profissionais que atuam com exportação e importação na região.

“Será um evento técnico. Vamos trazer informações, novidades e capacitação para empresas importadoras e exportadoras e para aquelas que visam entrar no mercado internacional”, disse Tiago Espíndola, presidente da Apcex (Associação para Promoção do Comércio Exterior), responsável pela organização do seminário.

Entre os palestrantes confirmados, estão técnicos do Departamento de Operações de Comércio Exterior do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). “Eles estarão aqui trazendo as novidades do sistema para 2019, informações que vão afetar diretamente a rotina dos importadores e exportadores”, disse Espíndola.

Regime especial aduaneiro

Segundo Espíndola, outro assunto de extrema relevância para os profissionais do mercado internacional que será debatido no 1º Secomex é o drawback, regime especial aduaneiro que pode reduzir significativamente a carga tributária das empresas exportadoras.

“O drawback suspende ou isenta 100% dos impostos federais para material importado ou adquirido no mercado interno que seja destinado à exportação”, ressaltou Espíndola.

Outro destaque na programação é a participação de Alessandra Monteiro, do Departamento de Logística da Embraer, que vai falar sobre os regimes aduaneiros especiais e sua importância para as empresas importadoras e exportadoras.

Programação:

7h45 Recepção

8h30 – Abertura

8h45 – Estratégias de facilitação do Comércio Internacional e as novidades do portal único Siscomex para 2019. Renato Agostinho, Departamento de Operações de Comércio Exteriorn (DECEX /MDIC).

9h45 – “Drawback” – Como estratégia de competitividade para o exportador. Marcos Nakagomi, Departamento de Operações de Comércio Exterior(DECEX/MDIC)

11h15 – Regimes aduaneiros Especiais e sua importância para a empresa importadora/exportadora. Alessandra Monteiro – Departamento de Logística – Embraer

12h – Painel de Perguntas e Respostas

13h – Encerramento

Inscrições

Site da Apcex (até que as 180 vagas disponíveis estejam esgotadas)

www.apcex.com.br

Local: Faap de São José dos Campos, das 7h45 às 13h

Endereço: Av. Jorge Zarur, 650 – Jardim Aquarius, São José dos Campos