fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Coral da Fundhas se apresenta no encerramento do projeto Arte nos Bairros

O evento prestou homenagem às mulheres que se destacaram na Arte e contou com apresentações dos alunos das oficinas e aulas, em parceria com a Fundação Cultural. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Uma noite para celebrar o encerramento das oficinas culturais e homenagear mulheres artistas. Assim foi o evento que finalizou o projeto Arte nos Bairros da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) no Cine Santana, na noite desta última quinta-feira (13). Cerca de 15 crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participaram do coral que abriu o evento.

No palco, cercado de flores e com projeções de mulheres que se destacaram na história da Arte, o grupo formado por alunos da Unidade Jardim Paulista (região leste) apresentou músicas folclóricas e popular brasileira, além da famosa Bella Ciao, canção italiana do século XIX.

“Gostei muito da experiência de hoje, ensaiamos e aprendemos a técnica nas aulas e apresentar aqui foi espetacular, emocionante”, contou a sorridente Evelyn Adriana dos Santos Dias, 14 anos, que junto com a irmã gêmea, Elen Rafaela, compõe o grupo de canto e a fanfarra da Fundhas.

“Na Fundhas, tenho oportunidades para o meu futuro, especialmente com a música e canto, é um incentivo a buscar uma carreira como cantora. O evento de hoje, que faz homenagem às mulheres, é importante, pois somos especiais e temos nosso papel na sociedade, podemos seguir os sonhos e ser o que quisermos”, complementou Elen.

Na plateia formada por familiares, amigos e convidados dos alunos do projeto Arte na Rua, estava Elisete Lima Santos Cunha, orgulhosa pela sobrinha, Raquel Vasconcelos, que se apresentou no coral.

“Todo este incentivo para a cultura é muito importante, ver a Raquel participando dos eventos com a Fundhas e aprendendo várias formas de fazer arte é muito bom, me inspira”, declarou Elisete, que, depois de ver amigas do curso de violão se apresentarem no palco, até pensa em voltar para as aulas. “Gosto de violão, dança e tudo que é arte, faz bem para saúde da gente”, frisou.

Parceria

A Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional, garantindo oportunidades de desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e adolescentes da instituição. Além disso, trabalha outras áreas da formação humana visando a emancipação social das cerca de 3 mil crianças e adolescentes atendidos nas 15 unidades do município.

A parceria entre a Fundhas e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo teve início em setembro deste ano e envolveu sete unidades distribuídas em várias regiões, contando com cerca de 1.400 crianças e adolescentes e 60 professores e educadores.

Foram oferecidas oficinas de artes visuais, cultura da infância e da paz, dança folclórica, arte popular, gestão cultural, literatura, memórias e teatro por orientadores da Fundação Cultural, dentro do programa Arte nos Bairros.

Nos 31 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos da instituição, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes há 31 anos. Entre as atividades, estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem de forma gratuita, alimentação, uniforme e transporte.

Botão Voltar ao topo