fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Alunos do Cephas vão fazer manutenção de réplica do 14 Bis

A equipe já cuidou do protótipo do Bandeirante, numa iniciativa que visa preservar o patrimônio aeronáutico. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A réplica do 14 Bis, que fica no Parque Santos Dumont, receberá neste sábado (8), às 9h, cuidados especiais de alunos do curso de manutenção de aeronaves e eletrônica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), de São José dos Campos. Acompanhados de um professor, eles serão os responsáveis pela manutenção das aeronaves do parque, que ocorrerão uma vez por mês pelo período de um ano.

A ação é resultado de uma parceria entre a escola e a Prefeitura, que prevê a preservação do patrimônio histórico da aviação localizados na região Central da cidade. O Parque Santos Dumont servirá como laboratório de aula a céu aberto e contribuirá para o desenvolvimento da aprendizagem prática.

Para o professor Gilmar Camargo, essa é uma grande oportunidade para que os alunos se familiarizem com o setor aeronáutico, conheçam o sistema das aeronaves e percebam que estarão cuidando do patrimônio da cidade. “Os alunos vão consertar possíveis danos, mas o foco principal do trabalho será a manutenção preventiva para que os monumentos não sofram deterioração.”

Para a estudante Alexa Figueiredo, do curso de eletrônica, participar do projeto é a realização de um sonho de infância. Quando eu ia no parque, ficava encantada com o Avião Bandeirante e os outros monumentos. Hoje tenho o privilégio de fazer parte de uma equipe responsável por auxiliar no cuidado com o patrimônio de nossa cidade.”

A réplica do 14 Bis foi oficialmente inaugurada no Parque Santos Dumont em 12 de novembro de 2006. Ela é feita de aço escovado, em tamanho natural do avião criado pelo patrono da aviação, Alberto Santos-Dumont.

Escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, o Cephas oferece cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional.

Botão Voltar ao topo