Revitalizados, parques e praças de São José se consolidam como opções de lazer para toda a família

Share:
Crianças, acompanhadas dos pais, se divertem no Parque Santos Dumont. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Com a chegada do verão e das férias escolares, nada melhor do que curtir o tempo ao ar livre, a natureza e aqueles momentos especiais e inesquecíveis com a família e amigos em praças e parques bonitos, arborizados e seguros. E é justamente isso que a Prefeitura de São José dos Campos vem proporcionando à população com o programa Minha Praça de Volta.

Com as revitalizações de áreas de lazer no centro e em bairros de todas as regiões da cidade, não faltam opções de diversão e lazer para as pessoas de todas as idades, melhorando cada vez mais a qualidade de vida.

Pelo programa, já foram reurbanizadas 23 praças e parques, praticamente uma área de lazer recuperada por mês desde o início da atual Administração, em janeiro de 2017.

O Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão, foi intensificado neste ano e o objetivo é que as ações sejam ainda mais aceleradas em 2019.

Atualmente, está sendo reurbanizada a praça Elza Ferreira Rahal, no Jardim São Dimas, na região central. A previsão é de que os trabalhos no local sejam concluídos em janeiro.

Segurança e lazer

Todas estas melhorias estão sendo implementadas para que as famílias voltem a frequentar os espaços públicos com tranquilidade e as crianças possam brincar e se divertir em segurança nos parquinhos e quadras.

E para os adultos que gostam de se exercitar, as opções são as pistas de caminhada e as academias ao ar livre.

As praças e parques revitalizados se somam às outras boas opções de lazer disponibilizadas pela Prefeitura ao longo de todo o ano e principalmente no verão e nas férias escolares, como os centros poliesportivos em todas as regiões e projetos especiais como o ‘Verão’, que disponibiliza 13 piscinas públicas e o ‘Tô de Férias’, voltado para as crianças.

Presente de aniversário

Um dos melhores exemplos da importância do programa Minha Praça de Volta é o Parque Santos Dumont, que fica na região central e é um dos principais cartões postais de São José.

Agora totalmente revitalizado, está atraindo cada vez mais visitantes e moradores não só do Vale do Paraíba, mas até de outros Estados, virando, inclusive, presente de aniversário.

“Meu filho fez 8 anos no último dia 13 de dezembro e minha filha vai completar 13 agora no dia 26. Como presente de aniversário, resolvi trazê-los para conhecer o Parque Santos Dumont. Tenho certeza que este dia e este presente serão inesquecíveis e ficarão guardados no coração deles para sempre”, disse a arquiteta Telma Santos, 42 anos, que mora em Campos do Jordão com os dois filhos Rafael e Bruna e com o marido.

“Apesar de Campos ser uma cidade turística, não tem um parque tão bonito como o Santos Dumont. Fazia uns 15 anos que não vinha aqui e estou surpresa. O parque está muito bem cuidado. A Prefeitura está de parabéns por este trabalho de revitalização”.

Referência

O juiz Gustavo Schwingel, que tem 40 anos e é de Joinville (SC), também ficou admirado com as melhorias no Parque Santos Dumont.

Como sua esposa Ana tem parentes em São José, o casal sempre passa boa parte das férias na cidade. E uma parada obrigatória é o Santos Dumont, onde não faltam opções de diversão para eles e para os filhos Arthur, de 5 anos, e Pedro, de 2 anos.

“O Parque Santos Dumont é referência de lazer para nossa família. Olha que em Santa Catarina tem muitos lugares bonitos para passear, mas é difícil achar um parque como o Santos Dumont”, afirmou Schwingel.

“E ele está cada dia mais bonito, atraente, bem organizado e arborizado. É um parque que vale a pena conhecer porque propicia lazer, natureza exuberante, calor humano e muita história, com as maquetes e réplicas do Bandeirante e dos demais aviões e a Casa de Santos Dumont”.

Áreas de lazer já revitalizadas

Centro

Parque Santos Dumont – Vila Adyanna
Praça das Antilhas – Vila Rubi
Praça Romão Gomes – Vila Adyanna
Praça Nossa Senhora de Fátima – Jardim Nova América
Praça Álvaro Prisco de Oliveira – Vila Sanches
Praça do Sol – Vila Adyanna
Praça Pedro Américo – Vila Ema
Praça Elizeth Cardoso – Vila Adyanna

Leste

Praça na avenida Milton Santos com rua das Pitangas – Frei Galvão
Praça na avenida das Oliveiras com rua Três – Frei Galvão
Praça Darci Ribeiro – Jardim São José 2
Praça José Marcelino – Jardim São José 2
Parque Alambari – Campos de São José
Praça da Pousada do Vale

Sul

Praça às margens do córrego Senhorinha – Entre Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º
Praça Rubens Castilho – Jardim Estoril
Praça Pireu – Jardim Satélite
Parque Ayrton Senna da Silva – Parque Interlagos
Praça Kadoma – Jardim Paraíso
Praça das Bandeiras – Jardim Estoril

Norte

Praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro – Santana

Oeste

Praça Riugi Kojima (Torii) – Jardim Aquarius
Sudeste

Parque Caminho das Garças – Putim