Prefeitura de São José recupera galeria no Jardim Del Rey para conter erosão

Por: Share:
Funcionários da Prefeitura durante manutenção em galeria de águas pluviais do Jardim Del Rey, na zona sul. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quinta-feira (13), os serviços de conservação em galeria de águas pluviais na rua Maria José Gonçalves, no Jardim Del Rey, na zona sul.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e está previsto para ser concluído até o final do mês. Vazamento na galeria provocou erosão no talude e afundamento na via.

Serão trocadas as tubulações da galeria e construídas mais 4 bocas de lobo na rua para evitar futuros alagamentos. O objetivo do trabalho é conter novas erosões.

Também será implantado um sistema com 30 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

As medidas implementadas, além de conter erosão, vão melhorar o escoamento das águas das chuvas, garantindo mais fluidez ao tráfego e mais segurança para os motoristas e pedestres que circulam pelo local.

Contenção de talude

No mesmo bairro, em julho último a Prefeitura ampliou a galeria de águas pluviais da rua José Bonifácio de Oliveira e concluiu as obras contenção de talude da rua Cleto dos Santos.

O talude, que tinha desbarrancado há seis anos, atingindo 14 metros de profundidade, colocava em risco a estrutura dos imóveis e a segurança dos moradores do entorno da via.

Mais melhorias

Nesta última quarta-feira (12), a Prefeitura realizou reparos na galeria de águas pluviais da rua Goiânia, no Parque Industrial, na zona sul.
Os danos na galeria haviam provocado afundamento na via.