fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José capacita funcionários para atendimento às famílias de usuários de álcool e drogas

Foram dois dias de encontros destinados a 50 pessoas que compõem as equipes dos Cras, Creas e unidades da Casa do Idoso. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou nesta segunda-feira (17) o último dia da “Capacitação em Intervenções Familiares para Álcool e Drogas”.

Foram dois dias de encontros destinados a 50 pessoas que compõem as equipes dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e unidades da Casa do Idoso.

Para os profissionais que participaram da capacitação, eventos como esse são importantes para saber a maneira correta de orientar os usuários e suas famílias que frequentam os serviços da assistência social da Prefeitura e instruir a lidar com a situação da dependência química dentro da própria casa.

“Existe uma questão da dependência química que é o cenário em que irá apresentar riscos e gravidades, o estado físico do usuário e paciente. Entretanto, o fator psicossocial, incluindo a motivação, é essencial. Por isso, é tão importante que o profissional saiba como atender a família que busca por esse auxílio”, afirmou a professora Dra. Roberta Payá, especialista em dependência química, que ministrou as palestras.

A capacitação teve carga horária de 16 horas e abordou os seguintes temas:

. Panorama da intervenção familiar para álcool e drogas: Conceito de Família; Configurações familiares

. Instrumentos e avaliações terapêuticas para a construção de trabalho com famílias: Genograma/Ecograma; Ciclos de Vida familiar; Resignificando a Codependência; Modalidades de Atendimento I

– Especificidades com famílias: Modalidades de Atendimento II; Populações específicas

Botão Voltar ao topo