Pindamonhangaba inaugura Canil da Guarda Municipal

Por: Share:
(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura, nesta sexta-feira (21), às 10 horas, o Canil da Guarda Municipal. O local fica na rua José Anéas Rodrigues, 215, bairro Socorro.

De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar da População, José Sodário, o Canil da Guarda Municipal desenvolverá, através da atuação de Guardas Municipais e respectivos cães, a função de proteção municipal preventiva, em toda a extensão territorial do município, para a proteção de bens, serviços e instalações e em locais de eventos, estando em condições de atuar, integrado com as demais modalidade de serviços da Guarda Municipal, no patrulhamento, nas abordagens e em apoio às outras agências de segurança.

O canil da Guarda Municipal conta com dois cães, doados com fundamento no Decreto nº 5.431/17. Os Guardas Municipais realizaram curso para condução de cães, desenvolvido pelo Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos, do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial da Força Área Brasileira, e treinamento em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e Secretaria de Administração Penitenciária.

Guardas Municipais e a primeira cachorra do canil, de nome Era. (Foto: Alex Santos)

O prefeito Isael Domingues destaca que nunca antes a Guarda Municipal havia sido tão valorizada. “Com a criação da inédita Secretaria de Segurança em 2017, a Prefeitura realizou, com recursos próprios, o maior investimento em segurança da história. E nesta semana, tivemos a aprovação da criação da Guarda Civil Metropolitana, que vai permitir receber recursos federais e equipar melhor a Guarda, com a possibilidade de trabalharem armados.

O processo vai contar com treinamentos e exames psicológicos para habilitar os profissionais que estejam qualificados”, explicou. “A Guarda, em 2017 e 2018, já recebeu diversos investimentos, como uniformes novos, a implantação da Guarda Bike, uma nova Base Móvel, novos equipamentos, uma nova central de comunicação efetiva, e agora o Canil”, enumerou o prefeito.