fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu Interativo de Ciências em São José entra para o roteiro de visitas da XVI Jornada Espacial

O Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos recebeu cerca de 100 alunos medalhistas da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Nesta quarta-feira (5), O Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos recebeu cerca de 100 alunos medalhistas da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Por meio da visita, alunos do Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, aprenderam na prática um pouco mais sobre o universo da ciência. Além dos estudantes, 58 educadores também participaram das atividades.

Para o professor de Física Victor Galvão, a viagem do Rio de Janeiro até São José proporcionou uma experiência prazerosa. “Esse museu contribui para o aprendizado e estimula a curiosidade, tem diversos conceitos de Física eu ficaria aqui por horas explicando, é uma grande sala de aula, espero que outras cidades sejam contempladas com espaços como esse”, pontuou.

A atividade integra a programação da XVI Jornada Espacial, evento destinado aos alunos que obtiveram os melhores resultados nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2018.

Morador da cidade de Belo Horizonte (MG), João Pedro Coelho, de 17 anos, classificou a atividade como uma boa contribuição para o aprendizado em sala de aula.“Aqui você visualiza a Física de uma forma simples, tudo é muito interativo, muito mais fácil de entender e colocar em prática”.

Para Tainara Mareco, de 16 anos, moradora da cidade de Campo Grande (MS), a visita no museu proporcionou algumas boas surpresas. “Eu nem imaginava que existia um museu como esse. Elementos que estudei na teoria estou identificando na prática. Quando falaram que a visita seria em um museu imaginei uma atividade estática e aqui posso tocar nos experimentos”, concluiu.

Já Mateus Talon, de 16 anos, classificou o passeio no Museu Interativo de Ciências como a parte mais divertida da programação da XVI Jornada Espacial. “Eu gostei muito da parte de eletromagnetismo, aqui fica mais fácil compreender a matéria de Física, esse espaço é grande um laboratório”, pontuou o estudante da cidade Rondônia.

O tour nas exposições sobre eletromagnetismo, astronomia, mecânica, fluídos além de atrações como gerador de Van de Graaf, bolhas esculturais, máquina eletrostática de Wimshurst contou com a supervisão dos monitores. No passeio, os visitantes ainda exploraram o planetário digital, que proporciona aos visitantes a sensação de uma viagem espacial.

Serviço

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’
Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente com agendamento)
Sábado: aberto à população das 10h30 às 14h30 (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

Para melhor aproveitamento da visita monitorada, aos sábados, dependendo do número de visitantes os portões poderão fechar às 13h30. A visita monitorada dura em média 45 minutos.

Botão Voltar ao topo