fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté: Gestão do Bolsa Família representa São Paulo em capacitação no Distrito Federal

(Foto: Divulgação/PMT)

Em reconhecimento aos bons resultados apresentados no ano de 2018, a gestão municipal do programa bolsa família de Taubaté foi escolhida para representar o Estado de São Paulo em uma capacitação realizada nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Brasília-DF.

A capacitação foi voltada para o Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família. Em balanço divulgado em fevereiro pelo governo federal, o município superou a média nacional de acompanhamentos das condicionalidades exigidas.

A permanência no programa está condicionada a alguns compromissos, entre eles manter o cadastro atualizado, passar duas vezes ao ano por atendimento nas unidades básicas de saúde para a pesagem (crianças de 0 a 7 anos também devem estar com a caderneta de vacinação em dia e mulheres de 14 a 44 anos, caso grávidas, devem estar com o pré-natal em dia) e garantir frequência escolar superior a 85% do ano letivo.

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) bateu os 80,40%, ante os 70,26% da média nacional. O cadastro atualizado permitiu um acompanhamento mais eficaz dessas famílias, o que contribuiu para o aumento da Taxa de Acompanhamento de Frequência Escolar (TAFE) para 99,84%, superando os 92,57% da média nacional; bem como a Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde (TAAS) de 83,03%, em comparação aos 78,25% da média nacional.

O aumento da condicionalidade da educação também se deve à busca ativa dos alunos faltosos e conversa pessoal dos pais com a equipe gestora do programa, além da procura por alunos não localizados. Na saúde, as capacitações dos servidores auxiliaram no aumento do índice.

Atualmente são mais de 5.000 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família em Taubaté. A atualização cadastral é extremamente importante para a concessão do benefício.

Botão Voltar ao topo