fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exposição de Porcelanas Europeia da Coleção de Ema Klabin

Salão de festas onde estão dispostas as peças mais raras da casa foi decorado pelo italiano Terri Della Stuffa, pioneiro do design de interiores em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Até o dia 9 de dezembro você pode visitar a Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo, e conhecer as mais de 1500 obras de arte do espaço.

E ainda prestigiar a Exposição “Porcelana europeia da Coleção Ema Klabin”. Com curadoria do arquiteto Paulo de Freitas Costa, a mostra apresenta 39 peças raras das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras.

Como tantos colecionadores, Ema Klabin deixou-se seduzir pelo fascínio e sofisticação da porcelana, presente na decoração de todos os ambientes de sua casa. Desse conjunto, a porcelana chinesa de exportação possui o maior destaque, já que muitas peças pertenceram aos serviços trazidos por D. João VI em sua chegada ao Brasil em 1808.

Paralelamente, porém, Ema também reuniu uma representativa coleção de porcelana europeia, que abrange desde itens de colecionador, até peças de caráter sentimental – compradas em sua juventude¬ ou herdadas de sua mãe – além dos serviços de uso efetivo nas festas e no dia-a-dia da casa.

A seleção de 39 peças contam com manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras, e buscam narrar a fascinante história da porcelana europeia. Além de revelar sobre o espírito de uma época, seus hábitos e costumes.

Salão de festas onde estão dispostas as peças mais raras da casa foi decorado pelo italiano Terri Della Stuffa, pioneiro do design de interiores em São Paulo. Foto divulgação.
Recesso para higienização do acervo:

De 11 de dezembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019 a instituição estará fechada para a manutenção anual do imóvel e higienização do acervo.

A Casa – Museu retorna suas atividades no aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 2019. A data também celebra o aniversário de Ema Klabin, que se fosse viva completaria 112 anos.

Para o próximo ano, estão previstos uma série de eventos culturais: exposições, shows e concertos gratuitos pelas séries Tardes Musicais e Primeiro Palco, bate-papo com artistas (Arte-Papo), Tramas Culturais, Backdrop graffiti, oficinas de arte e escrita criativa, feira de trocas, cursos e palestras. A programação cultural para o primeiro trimestre estará disponível no site, a partir de janeiro.

Devido ao sucesso, a Exposição “Porcelana europeia da Coleção Ema Klabin” retorna na abertura do museu (25/01/2019) e será prorrogada até 31 de março de 2019.

Sobre a Casa-Museu:

Aberta ao público desde março de 2007, a casa-museu abriga uma valiosa coleção de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas.

O acervo artístico é oriundo de quatro continentes e diversas civilizações, com grande ênfase na arte europeia e brasileira, importantes núcleos de arte asiática, arte africana, artes decorativas, obras da Antiguidade Clássica e do período pré-colombiano, cobrindo um arco temporal de mais de 3500 anos.

Serviço:

Exposição – Porcelana europeia da Coleção Ema Klabin

Curadoria: Paulo de Freitas Costa

Período: Até 9 de dezembro de 2018 – De quarta a domingo, das 14 h às 17h

Visitas ao Museu: Até 9 de dezembro de 2018 – De quarta a domingo, das 14 h às 17h. A Casa-Museu será reaberta em 25/01/2019

Entrada: Grátis aos finais de semana e feriados. De quarta a sexta o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Horário: Das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento.

Fundação Ema Klabin:

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo. Tel: 55 11 3897-3232

Botão Voltar ao topo