fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Especialistas do Senac Pinda ensinam a manter a aparência bonita e saudável no verão

O verão brasileiro é bastante intenso, exigindo cuidados preventivos para que a pele e os cabelos mantenham-se saudáveis, mesmo sob a forte ação do Sol nesse período do ano. A exposição desprotegida aos raios solares é um dos principais fatores que causam danos à saúde, mas medidas simples, adotadas no dia a dia, ajudam a reduzir seu impacto no corpo.

Karen Yumi Sato, docente da área de beleza e estética do Senac Pindamonhangaba, ressalta ser importante aplicar e reaplicar o protetor solar de três em três horas, evitando queimaduras, manchas e o envelhecimento precoce. Segundo ela, é indicado que o produto tenha Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30, além de proteção contra os raios Ultravioleta A (UVA). “Também é necessário que haja uma barreira física, com a utilização de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.”

Para quem tem pele oleosa, Karen explica que a higienização com sabonete líquido e tônico adstringente ajuda a controlar a produção de sebo. “Hoje é possível encontrar produtos específicos para evitar o indesejado aspecto brilhoso no rosto, como o protetor solar em gel e hidratantes sérum ou fluídos (não gordurosos). Para remover a maquiagem, a água micelar é muito indicada, por retirar os resíduos sem agredir a barreira de proteção natural da pele.”

Madeixas

Se engana quem pensa que apenas a pele precisa de atenção especial no verão. Ana Lídia Carvalho, docente da área de beleza e estética do Senac Pindamonhangaba, reforça que os fios de cabelo são formados por um complexo de proteínas chamado queratina, assim como a pele. Logo, também precisam de proteção contra a radiação solar, por meio da aplicação de cremes sem enxágue bifásicos, ou seja, que contenham óleo e água, para que venham realmente a protege-los e não fritá-los com a exposição ao Sol.

“Os cabelos exigem lavagens feitas com shampoo e condicionador que tenham pH balanceado, usando sempre produtos adequados ao tipo do cabelo (normal, oleoso, seco ou processado quimicamente). Tratá-los semanalmente com uma máscara nutritiva é muito importante, assim como uma visita, pelo menos mensal, a um salão de cabeleireiro para que o profissional possa equalizar os cabelos de forma correta.”

Lídia ainda faz outro alerta importante. “Não se pode esquecer que tanto pele quanto cabelos dependem da saúde do organismo para permanecer saudáveis. Ingerir bastante líquido, ter uma alimentação que inclua frutas, legumes e verduras e, não menos importante, fazer atividades físicas que mantenham o condicionamento físico e a disposição são fundamentais não apenas no verão, mas durante todo o ano.”

Formação na área

Para os interessados em aprender mais sobre o universo de beleza e estética, o Senac Pindamonhangaba disponibiliza diversos cursos de curta duração nesse segmento: Cabeleireiro; Coloração e Descoloração Parcial; Depilador; Depilação Facial com Linha; Design de Sobrancelhas com Retirada de pelos com Pinça e Correção com Henna; Manicure e Pedicure; Maquiador; Penteados; e Técnicas Básicas de Maquiagem na Produção Pessoal.

Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade fica na Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP.

Botão Voltar ao topo