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EDP lança Operação Verão 2018/2019

(Foto: Divulgação)p, 

O período do verão se aproxima e para garantir que haja o mínimo impacto das típicas chuvas da estação no sistema elétrico da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi elaborado um plano estratégico pela Companhia.

A Operação Verão foi lançada oficialmente hoje (5), apresentando reforço na atuação entre dezembro e março, além dos investimentos na área de concessão.

A EDP se prepara para o período chuvoso muito antes dele chegar. Foram realizados ao longo de todo o ano de 2018, mais de R$ 300 milhões de investimentos no sistema elétrico, valor 14% superior do que o concretizado no ano anterior. Dentre os destaques estão modernizações na rede que abastece os clientes, ampliações e construções de subestações e incorporação de novas tecnologias e soluções inovadoras para aprimorar o serviço prestado ao cliente:

Quatro novas subestações de energia em fase de conclusão (atualmente existem 59 estações na área de concessão).

Ampliação da capacidade em cinco subestações e modernização em 13 unidades já existentes.

Blindagem de 2.175 equipamentos da rede com espaçadores, minimizando impacto da vegetação, pipas e objetos lançados à fiação, principalmente, durante chuvas e ventos.

Implantação de 387 km de cabos isolados e/ou protegidos, resultando em menor impacto da vegetação no fornecimento de energia, além da realização de podas de árvores que interferem na segurança da população e do sistema elétrico. Os serviços de poda sempre acompanham os critérios de meio ambiente do Guia de Arborização EDP e secretarias municipais.

Instalação de 93 novos religadores automáticos no sistema. Atualmente, mais de 80% dos clientes são protegidos com esta tecnologia que diminui a abrangência da ocorrência em caso de dano na rede elétrica.

Este cenário de investimentos contínuos permitiu que a EDP atingisse altos indicadores de qualidade no fornecimento de energia. Atualmente, o tempo médio que os clientes da EDP ficam com o abastecimento de energia interrompido é 45% menor do que a média nacional.

“Apresentar a Operação Verão é um momento especial para a empresa, pois estamos concretizando todo o planejamento do ano com as ações preventivas e oficialmente preparados para garantir o menor impacto possível das adversidades climáticas do período chuvoso”, ressalta Marney Antunes, diretor geral da EDP.

No Brasil, mais de 90% das redes de distribuição de energia são aéreas e estão expostas as intempéries como chuvas, ventos e raios, além de agentes externos como vegetação e outros objetos projetados na rede elétrica durante os temporais. Além disso, dos 10 municípios com maior densidade de descargas atmosféricas no estado de São Paulo, cinco ficam na área de concessão da Distribuidora. Por isso, o período do verão é tratado com tanta atenção pela Companhia.

Reforço na atuação

Cerca de 1.200 colaboradores estão envolvidos diretamente nos trabalhos da Operação Verão. Portanto, a estratégia operacional das equipes de campo é um ponto fundamental, que possibilita mais agilidade e eficácia no atendimento aos clientes. Com o aumento do efetivo em momentos de grande quantidade de ocorrência, a empresa traçou um plano de distribuição dos grupos de plantão em todos os municípios atendidos para, desta forma, diminuir o tempo de deslocamento dos profissionais.

A partir de análises meteorológicas, há o despacho das equipes pelo Centro de Operação Integrado (COI), com ferramentas automatizadas que realizam a roteirização dos serviços, utilizando algoritmos em uma plataforma que indica a melhor rota. Além disso, após a realização de estudos, a Concessionária reposicionou algumas bases de apoio das equipes, bem como a inaugurou novas localidades, o que otimizou o tempo para atendimento.

A parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia também é essencial. Muitas vezes os trabalhos são realizados conjuntamente e, para isso, a EDP mantêm um canal direto de comunicação com estas entidades.

Canais de relacionamento com o cliente

Atualmente, 97% das chamadas pelo Call Center da EDP são atendidos em até 30 segundos. Entretanto, em momentos de grande volume de ocorrências como em dias de temporais pode haver congestionamento nas chamadas, por isso, a EDP ressalta a disponibilidade e importância dos canais digitais. Hoje, mais de 75% dos atendimentos são realizados pela internet e, para acompanhar essa tendência crescente da digitalização, a Companhia disponibiliza 58 opções de serviços no portal EDP Online (www.edponline.com.br) e os 20 principais por meio do aplicativo, compatível com todas as plataformas de smartphones.

Durante o período de verão, informações relevantes sobre grandes ocorrências também serão disponibilizadas na página da empresa no Facebook, www.facebook.com/edpbr.

“Estamos mobilizados e motivados a trabalhar incansavelmente para garantir o melhor serviço. O verão está chegando e os desafios são sempre grandes, mas com a máxima segurança e comprometimento, vamos fazer o possível para honrar a Cultura EDP, em usar nossa energia para cuidar sempre melhor,” finaliza Marney Antunes.

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