Duplicação da Tamoios entra em fase com montagem do teleférico de carga

Share:
Equipamento utilizado pela primeira vez no Brasil está sendo montado com ajuda de um helicóptero. (Foto: Divulgação)

O teleférico de cargas que será utilizado nas obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, o Cable Crane, está sendo montado. Para esta etapa, é necessária a utilização de um helicóptero que atua na instalação de uma das torres do equipamento.

A primeira torre, com 42 metros de altura, foi montada com apoio de um guindaste na altura do km 72, próximo à pista atual. A segunda, com 35 metros de altura, está sendo montada na altura do km 69, em um local de difícil acesso. A utilização do helicóptero e do Cable Crane evitam a construção de estradas de serviço, reduzindo o impacto em cerca de 41 mil metros quadrados- o equivalente a 5 campos de futebol de Mata Atlântica preservada.

O helicóptero, um modelo Air Bus EC 225, chegou à região no final de novembro e terá suas operações finalizadas neste mês de dezembro. A previsão é de que o equipamento entre em operação em fevereiro de 2019, possibilitando a construção de um dos viadutos da obra e do maior túnel rodoviário do Brasil. Para vencer a distância de cerca de 394 metros entre as duas torres do teleférico, será utilizado um cabo especial de 65 mm de diâmetro, que pode transportar até 20 toneladas de carga.

Depois de montado, o Cable Crane ficará em operação por cerca de 18 meses.

A obra de duplicação do trecho de Serra compreende 21,6 km de novas pistas com 8 viadutos, dois retornos e 4 túneis que, juntos, totalizam 12,8 km. O maior deles, com 5,5 km, será o maior túnel do Brasil.

A maquete eletrônica com o método construtivo e os detalhes da obra, estão disponíveis no site da Concessionária.