fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Desenho animado divulga Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A animação Thomas e seus Amigos foi criada há mais de 70 anos e hoje pertence à Mattel, empresa que opera em mais de 40 países, incluindo o Brasil. (Foto: reprodução)

Educação, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, consumo responsável, vida terrestre. Cada um destes temas ganhou pelo menos um episódio especial na animação Thomas e seus Amigos. O conteúdo está no longa Um Grande Mundo de Aventuras e nos novos episódios da série, em exibição nas emissoras SBT e Cultura. A iniciativa é fruto de uma parceria do Departamento de Informação Pública (DPI) da Organização das Nações Unidas (ONU) com a empresa Mattel para promover a Agenda 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram incorporados de maneira amigável ao conteúdo dos desenhos animados, destinados a crianças de até seis anos de idade. As mensagens, que incluem também lições de vida, têm por objetivo inspirar a próxima geração de cidadãos globais e estimular aprendizados e conversas entre pais e filhos. Os ODS são um plano global para eliminar a pobreza, reduzir a desigualdade, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas e construir um mundo sustentável.

O conteúdo das animações foi revisado por diversas agências da ONU para adaptação a uma linguagem infantil. Na série, nove episódios apresentam cinco dos 17 ODS: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Vida Terrestre (ODS 15).

Maher Nasser, diretor da Divisão de Outreach do Departamento de Informação Pública da ONU, explicou que trabalha com parceiros para traduzir as mensagens da ONU em linguagem acessível para crianças e jovens. “Reconhecemos o poder da indústria de entretenimento em alcançar amplas audiências ao contar histórias. Uma vez que as crianças entendam estes conceitos, crescerão adultos mais responsáveis”, afirmou.

A vice-presidente da Thomas e seus Amigos, Kate Schlomann, explica que os novos episódios levam os personagens a aventuras ao redor do mundo, promovendo experiências em diversas culturas, com entretenimento e diversão que ajudam as crianças a aprender mais sobre um mundo maior.

A animação Thomas e seus Amigos foi criada há mais de 70 anos e hoje pertence à Mattel, empresa que opera em mais de 40 países, incluindo o Brasil.

Veja também




Botão Voltar ao topo