fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

CCZ de São José registra 224 adoções de cães e gatos ao longo de 2018

As feiras mensais realizadas pelo CCZ têm contribuído para aumentar o número de adoções de cães e gatos. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José dos Campos registrou 224 adoções de cães e gatos em 2018, 21 a mais do que no ano passado. Deste total, 75 foram adotados nas 12 feiras de adoção realizadas ao longo do ano, sempre no último sábado de cada mês.

Dos 75 animais adotados nas feiras, 38 foram cães adultos, 15 cães filhotes, 12 gatos adultos e 10 gatos filhotes. As outras 149 adoções ocorrem durante a semana, ao longo de todo o ano. Foram 58 cães adultos, 52 cães filhotes, 31 gatos adultos e 8 gatos filhotes.

O CCZ avalia como ponto positivo da feira o fato de que todos os animais disponíveis para adoção podem ser visitados, reduzindo o estresse para os animais, pois não há deslocamento. Isso também possibilita aos munícipes conhecerem a localização do CCZ, diminuindo a adoção por impulso, uma vez que quem se desloca até a unidade vai com o propósito de levar o animal para casa.

Os interessados em adotar algum animal precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ portando RG e CPF.

Existem dois tipos de adoção. O primeiro para animais saudáveis e castrados, a maioria, onde é preenchido um Termo de Adoção, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável em manter o animal devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.

O outro tipo de adoção é para animais filhotes, que ainda não têm idade para serem castrados (menos de 6 meses) ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da sua saúde. Neste caso, é feito um Termo de Adoção Direcionada, onde há compromissos com o CCZ para que sejam realizadas a castração e os cuidados preservados.

É permitido um período de experiência por 15 dias, em ambas as situações, para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após esta etapa, o animal é considerado de fato adotado e não há possibilidade mais de devolução.

O CCZ está localizado à rua George Willians, 581, Parque Industrial.

Botão Voltar ao topo