Câmara de Ilhabela elege nova Mesa Diretora para biênio 2019-2020

Por: Share:
(Foto: Divulgação/Câmara de Ilhabela)

Na sessão Ordinária da última terça-feira (11/12) os vereadores de Ilhabela elegeram a Mesa Diretora que estará à frente do Legislativo no biênio 2019/2020.

A chapa única registrada é liderada pelo vereador Marquinhos Guti (DEM) como presidente e composta também pelos vereadores Cleison Guarubela (DEM) como vice-presidente, Anisio Oliveira (DEM), como primeiro-secretário e a vereadora Nanci Zanato (PPS) como segunda-secretária.

Conforme estabelecido no Regimento Interno, a eleição foi realizada por votação nominal e a chapa foi eleita com maioria simples dos votos. Abstiveram-se da votação os vereadores Gabriel Rocha (SD), Mateus Pestana (PSB) e Thiago Souza, o Dr. Thiago (SD). A sessão contou com a presença do prefeito Márcio Tenório.

No primeiro biênio a Mesa Diretora foi composta pela presidente Nanci Zanato (PPS), vice-presidente Anisio Oliveira (DEM), primeiro secretário Valdir Veríssimo (PPS) e segundo secretário Marquinhos Guti (DEM).

A partir de 1° de janeiro a chapa vencedora estará automaticamente empossada e a primeira sessão do ano será presidida pelo vereador Marquinhos Guti (DEM), o que ocorrerá em fevereiro.

Na Tribuna

A presidente Nanci Zanato (PPS) agradeceu aos colegas vereadores, ao apoio da família e amigos e falou de seu amor por Ilhabela. “Posso falar que combati o bom combate, guardei a minha fé e acabei minha presidência em paz. Tenho muita fé em Deus e foi esse Deus que não permitiu que eu quebrasse, enverguei algumas vezes, mas não quebrei. Minha presidência vai até 31 de dezembro, mas já estou me despedindo porque é a última sessão Ordinária. Sempre que Ilhabela precisou de mim eu estive aqui e assim continuarei. Terminamos um ciclo na nossa vida, mas virão outros”, concluiu.

O presidente da Câmara eleito, Marquinhos Guti (DEM) fez agradecimentos a Deus e às pessoas que contribuíram com sua caminhada na política. “Estou feliz pela coragem dos vereadores e pela confiança que depositaram na minha pessoa. Estou muito honrado, preciso de todos para que possa fazer um bom trabalho. Agora é a hora de pensarmos juntos. Sempre briguei para que o meu grupo ficasse unido e hoje formamos a chapa com os vereadores Anisio e Cleison do Democratas e com a presidente Nanci”, destacou.

O parlamentar elogiou a postura do vereador Gabriel Rocha (SD) que também trabalhou para conquistar a presidência e ressaltou seu compromisso em legislar pelo município. “Faço um agradecimento especial ao vereador Gabriel, estamos conversando há mais ou menos um mês e o senhor teve uma atitude brilhante, esta não é uma derrota, pois conto com o seu apoio. Dizer ao prefeito que nosso objetivo não é trabalhar contra a administração, pois quando se faz isso trabalhamos contra a população. Tenho o comprometimento para fazer o melhor por Ilhabela”, finalizou.

O vereador Gabriel Rocha (SD) agradeceu o apoio dos pares e falou sobre a corrida presidencial. “Infelizmente não conseguimos montar uma chapa, mas quero parabenizar o vereador Marquinhos Guti e desejar que faça um excelente biênio, estou disponível para o que puder colaborar. Parabenizar também o prefeito porque não teve candidato do prefeito ou de oposição, a chapa do Guti foi eleita por mérito”, enfatizou.

Anisio Oliveira (DEM) atual vice-presidente da Câmara entra 2019 na função de primeiro-secretário. “Antes mesmo de estar vereador, já começamos um trabalho e um projeto com o ideal de trabalhar pela cidade e a lealdade determinou essa eleição. Não teve barganha, chacota, pressão, teve dois vereadores lutando pelos direitos deles. Não dá para ter grupos rachados dificultando o desenvolvimento da cidade. Quando quis entrar na vida pública falei que honraria minha família e o que aprendi e é isso que estamos fazendo aqui”, disse.

O vereador Valdir Veríssimo (PPS) que já havia antecipado seu voto deixou o seu desejo de sucesso para o novo presidente. “Há muito tempo eu disse que o meu voto era do Marquinhos Guti porque ele é a pessoa mais coerente para conduzir a conversa entre o legislativo e executivo. É ponderado e tenho certeza que fará um bom trabalho no biênio 2019/2020.

Para o vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), a chapa eleita foi a melhor opção. “Não houve consenso, mas a política é dessa forma, podemos nos reinventar. Quem tem trabalho, transparência e diálogo vai além. Agradeço ao prefeito pela oportunidade como secretário e como líder de governo aqui também encerrando um ciclo. Em 2019 começo o novo biênio e quero buscar as raízes. Preferi ficar fora da chapa, mas entendo que essa foi a melhor opção”, argumentou.

Marquinhos Guti

Antônio Marcos Silva Batista, Marquinhos Guti é natural de Wenceslau Guimarães, na Bahia, tem 44 anos, é casado e exerce a profissão de marinheiro. Está na política desde 2012, movido pelos trabalhos sociais que desenvolve no arquipélago. Exerce seu primeiro mandato como vereador na legislatura 2017-2020 pelo partido Democratas.

Uma das principais bandeiras do vereador Marquinhos Guti (DEM) é garantir a qualidade de vida dos moradores das comunidades tradicionais caiçaras.

Segundo o parlamentar, após a passagem dos dutos de Petróleo pela região, os pescadores viram o pescado desaparecer, prejudicando a principal fonte de renda desse grupo de moradores. Outra batalha do parlamentar é para garantir a oferta de oportunidade para que os moradores das comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela possam reformar suas residências, a maioria delas ainda de pau a pique, a base de bambu e barro. Os projetos de saneamento básico nesses locais também recebem atenção especial do vereador que ainda continua cobrando uma nova escola e posto de saúde em Castelhanos, píeres em Búzios e Ilha da Vitória, campinho society na Serraria, revitalização das comunidades do Bonete e Canto do Gato, entre outras melhorias.

No decorrer de seu primeiro mandato na Câmara, o parlamentar também comemorou conquistas junto aos servidores públicos. “Desde o início venho pedindo melhorias, pois o servidor é quem toca a máquina pública”, destacou.

Na educação, uniu forças com o vereador Anisio Oliveira (DEM) e garantiu mais investimentos no transporte universitário e na bolsa de estudos. Já na saúde, trabalhou por mais recursos na ajuda de custo de pacientes que fazem tratamento fora do município, direito garantido por lei federal. Além disso, solicitou a aquisição de novos carros para o transporte desses pacientes.