Atletas de Jacareí recebem homenagem “Destaques do Ano”

Por: Share:
(Foto: Alex Brito/PMJ)

A Secretaria de Esportes e Recreação promoveu na manhã desta terça-feira (11) uma homenagem aos atletas que se destacaram em 2018.

A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, com as presenças do prefeito em exercício, Edgard Sasaki, do secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Alexandre Bustamante Fortes, da presidente da Câmara, Lucimar Ponciano, entre outras autoridades, professores e coordenadores de esportes e familiares dos atletas.

Em meio aos homenageados, não faltam exemplos de paixão pelo esporte e de muita superação. Para a mesatenista Sofia Kano, 12 anos, a homenagem é um “grande’’ incentivo. “Motiva a treinar mais e continuar a sonhar com a Olimpíada”, comenta.

Apaixonada pelo tênis de mesa, como ela mesma define, a atleta teve um ano de muitas conquistas. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, garantiu duas medalhas de ouro no Campeonato Paulista e mais três de bronze, além de prata nos Jogos Regionais, entre outras conquistas. Ela é prima de um dos grandes nomes do tênis de mesa nacional, o atleta Cláudio Kano (morto em 1996).

Apesar de não ter convivido com jogador, Sofia ressalta que desde os três anos de idade já demonstrava interesse pelo tênis de mesa. “Meus pais percebendo essa aptidão começaram a me incentivar”, diz. E aos 7 anos passou a frequentar a escolinha de esporte e hoje integra a equipe de Jacareí, hexacampeã brasileira, título conquistado recentemente pela dupla Felipe Monteiro e Lucas Carvalho, que também foi homenageado.

Outro destaque foi Pablo Matheus Ramos Francisco, 21 anos. Integrante da equipe de atletismo adaptado de Jacareí, ele é ganhador de três medalhas de ouro nos Jogos Regionais e uma prata nos Jogos Abertos do Interior, entre outras conquistas. “Para mim essa homenagem é uma grande motivação para continuar a treinar forte e conquistar mais vitórias no próximo ano”, comenta.

Vítima de um AVC (Acidente Vascular) aos 12 anos, ele buscou no esporte um meio de superar a limitação física imposta pela paralisia do lado esquerdo. “Sempre gostei de esporte, desde pequeno. E quando tive o AVC fui praticar natação para ajudar na recuperação. Então tive a ideia de saber mais sobre o atletismo também. E descobri o adaptado. E há dois anos comecei a disputar as competições oficiais da cidade”, revela.

De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, atualmente são 40 modalidades (desenvolvidas por escolinhas de esportes do município, ligas e associações) que representam Jacareí em competições oficiais como campeonatos, ligas e torneios regionais, estaduais e nacionais.

Confira a lista dos homenageados:

Maria Goreti Cassal e Antonio Carlos Martins – 3ª Idade

Camila Rachid Luz e Victor Veloso Pereira dos Santos – atletismo

Aparecida Corrêa e Pablo Matheus Ramos Francisco – atletismo ACD

Maria Eduarda Bernardo e Luís Felipe Moreira Olviera – badminton

Giovanna Santana Macilha e Pedro Henrique Monteiro Fortes – basquete

Naiara Silva e Marcos Carlos dos Santos, o Chokito – BMX Bicicross

Mikaeli Vitória – bocha paralímpica

Juliana Regina F Nascimento e Nilton Roberto Santos da Silva – capoeira

Ana Carolina Simões Saraújo – dança

Taiane de Castro Conceição – futsal feminino

João Pedro Felipe Marins – futsal masculino

Camille Victória Pezo e Leandro Pereira da Silva Crescêncio – handebol

Marcela de Barros Lisboa Barbosa e Breno Vinicíus Silva Ribeiro – judô

Caroline Victório e Leonardo Azevedo – MTB (Mountain Bike)

Gabriela Haller Pinheiro e Victor Wallace Fernandes Moreira Bonfim – natação

Miriam Amaro Bittencourt e Israel Souza Rocha – natação ACD

Roberta Milena César Rosendo e Ricardo Melo – natação

Giulia Mota e Matheus Rocha – rugby

Gustavo Costa Alves – skate

Cibelle Nicoli Ribeiro Marcolino e Gabriel Fernando Robeiro Barbosa – taekwondo

Kauê Rodrigues dos Santos Prado – tênis

Sofia Harumi Kano e Lucas Matheus Campos Carvalho – tênis de mesa

Maria Luiza Borges Barbosa e Thiago Generoso Diniz – vôlei

Beatriz Fernandes e Diego Sashaki Haraguchi – xadrez