Yago Mateus é eleito o destaque do basquete brasileiro em 2018

Por: Share:
Armador Yago Mateus, do Paulistano/Corpore. (Foto: Alejandra Ruiz/CABB)

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na quarta-feira (14 de novembro), a relação dos nomes dos 51 melhores atletas em cada modalidade esportiva, que serão laureados na Cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2018, que acontece em 18 de dezembro (terça-feira), no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro (RJ).

No basquete, o escolhido foi o armador Yago Mateus, do Paulistano/Corpore e da Seleção Brasileira. “O Yago, realmente, fez uma temporada fantástica pelo Paulistano, contudo, brilhou também pela Seleção Brasileira, conquistando o título Sul-Americano Sub-21, competição que foi eleito o grande destaque; e participando ativamente dos jogos do selecionado nacional adulto nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na renovação gradativa que estamos promovendo na Seleção, o Yago foi chamado pela primeira vez para a equipe adulta pelo técnico Aleksandar Petrović, correspondeu e foi conquistando o seu espaço merecidamente”, comemorou Guy Peixoto Jr, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Em 2018, Yago Mateus foi protagonista na conquista do 1º Campeonato Sul-Americano Sub-21, quando a Seleção Brasileira derrotou a anfitriã Argentina na grande final. Além disso, o armador foi escolhido o Jogador Mais Valioso (MVP) desta mesma competição.

Pelo Paulistano/Corpore, o armador garantiu os títulos do Campeonato Paulista e da temporada 2017/2018 do Novo Basquete Brasil (NBB), além de conquistar a Taça Interligas de Desenvolvimento.

Aos 19 anos (09 de março de 1999), natural de Tupã (SP), Yago Mateus dos Santos é um dos nomes fortes da promissora geração brasileira, que está surgindo, graças à retomada do crescimento do basquete brasileiro, impulsionado pela atual gestão da Confederação Brasileira. O jovem atleta iniciou carreira na SE Palmeiras, jogando nesta equipe de 2012 a 2016; na sequência, se transferiu para o CA Paulistano, agremiação que defende desde 2017.

A escolha dos melhores atletas em cada modalidade foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Veja também