fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba realiza monitoramento vacinal contra pólio e sarampo

Ação é recomendada pelo Ministério da Saúde. (Foto: Divulgação/PMU)

A secretaria de Saúde de Ubatuba realiza em dois sábados – 10 e 24 de novembro – o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) vacinal contra a pólio e o sarampo.

A partir de uma amostra da população de cada bairro, equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Vigilância em Saúde visitarão os domicílios para analisar a carteira vacinal de crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos.

A previsão é de avaliar 850 crianças em um total de 28 áreas de norte a sul de Ubatuba. Caso seja observado que a criança não foi imunizada contra o sarampo e a poliomielite, a equipe aplicará a vacina no momento da visita.

A atividade de supervisão das ações de vacinação é recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e é uma ação de rotina em vários países das Américas desde a década de 1980. Sua principal vantagem é mostrar uma cobertura vacinal mais real na área avaliada.

A secretaria de Saúde alerta que, em caso de continuação das chuvas intensas, as ações serão reprogramadas para nova data.

Botão Voltar ao topo