fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté inicia cadastramento de biométrico no transporte público

Os usuários de ônibus da cidade de Taubaté já podem cadastrar a biometria facial no mês de novembro. A ação será realizada pela empresa ABC Transportes, responsável pelo transporte público do município e permitirá a avaliação de características faciais de uma pessoa por meio de parâmetros digitais.

Já cadastrado no sistema, quando o munícipe passar o cartão pelo validador, a câmera instalada captará imagens do rosto do passageiro e fará a comparação com as fotos do banco de dados. Após a identificação, a catraca será liberada normalmente.

A medida será utilizada para combater fraudes em beneficio da gratuidade, sendo que até julho de 2018, a média de passageiros transportados pela ABC é de 956.286.

Desse número 37,8% possuem gratuidade e 62,2% são passageiros equivalentes (pagantes, seja com 100% da tarifa ou estudantes, pagando 50% da tarifa). O recurso irá garantir que apenas o titular utiliza o cartão e em caso de comprovação de fraude, o cartão poderá até mesmo ser bloqueado.

Assim que a primeira etapa estiver concluída, sendo ela o cadastramento no mês de novembro de idosos acima de 65 anos, o recurso começará a operar. Os próximos grupos a serem cadastrados serão: em dezembro sênior entre 60 e 64 anos, em janeiro pessoas com deficiências e demais gratuidades e em fevereiro usuários do passe escolar.

O atendimento será realizado na loja da ABC Transportes, localizada no Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/nº – boxe 70.

Os horários de funcionamento serão das 8h às 17h, nos dias úteis, e das 8h às 11h30, aos sábados, com apresentação dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência nominal (recente, no período máximo de 3 meses) e cartão SIM (apenas sênior).

Botão Voltar ao topo