fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Procon vai atender consumidores até 22h na Black Friday

Técnicos do órgão estão atentos à variação de preços dos produtos mais comuns desta promoção anual. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Nesta sexta-feira (23), o Procon de São José dos Campos fará um plantão específico sobre as compras da Black Friday. Das 17h às 22h, os consumidores poderão ligar para o telefone 151 para registrar reclamações ou obter orientações e informações.

Durante o horário de expediente, das 8h às 17h, a sede do órgão municipal de defesa do consumidor (rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas) funciona normalmente com atendimento presencial e telefônico.

Entre as queixas, está a maquiagem de preços. Quando fornecedores aumentam de antemão os produtos para, no dia do festival de ofertas, anunciá-los com desconto. Tal prática causa a falsa impressão de ser uma proposta vantajosa para o consumidor.

Para combater essa ação, o Procon vem monitorando há aproximadamente um mês a variação de preços de alguns produtos e serviços. Técnicos já visitaram 7 lojas físicas e acompanharam 8 sites de compras para fazer a comparação.

Entre os itens pesquisados, estão aqueles que mais atraem o público, como celulares, tênis, eletrônicos e eletrodomésticos. Com o lançamento em planilhas dos preços de produtos, marcas e modelos específicos, os profissionais do Procon terão condições de averiguar a ocorrência de práticas abusivas, como a propaganda enganosa.

Dicas importantes:

-Evite anúncios nas redes sociais;
-Monitore os preços dos produtos;
-Não compre por impulso;
-Pesquise sempre o fornecedor;
-Desconfie de preços absurdamente baixos cuja forma de pagamento se dá exclusivamente por boleto;
-Antes de qualquer compra, pesquise o site oficial da empresa, entre em contato por telefone e verifique se o anúncio é verdadeiro;
-Imprima ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios);
-Fique alerta, pois há sites conhecidos que oferecem produtos ou serviços de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto;
-Antes de comprar, confira sempre qual é a política de troca da empresa;
-Fique atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para ser entregues em datas determinadas;
-Antes de comprar pela internet, confira a lista de sites não recomendados publicada no site Procon.

 

Botão Voltar ao topo