fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Ex-aluno da Fundhas compartilha experiências com adolescentes do curso de Confeitaria

Os alunos tiveram dicas e orientações práticas durante workshop com o chef de cozinha Tiago Ferreira Leandro. (Foto: Divulgação/PMSJC)

“A Fundhas representa tudo na minha carreira, tenho um vínculo até hoje com a instituição, comecei aqui e aprendi muito”, foi assim que o chef de cozinha Tiago Ferreira Leandro, de 29 anos, ex-aluno da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) encerrou sua participação durante workshop voltado aos alunos do curso de Confeitaria.

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (21) na Unidade Profissionalizante Parque Industrial, na região sul, e reuniu cerca de 20 alunos e educadores.

A experiência levou uma dose extra de motivação aos estudantes, além de dicas sobre pratos doces e confeitaria, truques culinários e duas aulas práticas, com a técnica de transfer, que funciona como um carimbo no chocolate, e bombom de chocolate feito em forminha plástica.

Durante as explicações, os alunos mantiveram a atenção e interagiram com o chef fazendo perguntas e colocando a mão na massa, além de se encantarem com a beleza e o sabor de quitutes levados por ele.

“Precisamos batalhar para conquistar nossos sonhos, sempre ir atrás e não desistir. A confeitaria é cara e exige materiais e produtos de qualidade e muito esforço, mas para trabalhar na cozinha é muito importante amar o que se faz e se dedicar”, destacou o profissional.

Inspiração

“Meu início foi aqui na Fundhas, eu tinha 16 anos, saí daqui e fiz estágio em doceria, trabalhei numa fábrica de panetone, depois servi ao Exército e lá continuei cozinhando, viajava muito e aprendia nas cozinhas.

Me encontrei na gastronomia, gosto muito de confeitaria e da comida oriental, são áreas que exigem muito foco, atenção e detalhes e me dedico totalmente. Estar aqui hoje me deixa feliz e muito orgulhoso, espero ter passado a eles uma visão diferente da profissão, para que acreditem e se dediquem”, contou Tiago.

A educadora social Leci de Siqueira Ribeiro ouvia orgulhosa a fala do profissional que, 12 anos atrás, foi seu aluno na padaria escola. “Me encanta ver resultados como o do Tiago aqui na Fundhas. A vinda dele aqui é importante porque motiva e mostra aos nossos alunos que eles são capazes e devem ir além, buscar sempre seus sonhos”, disse a educadora que tem 15 anos de Fundhas.

Para o aluno Bruno Ferreira da Silva, de 17 anos, a aula diferente desta quarta-feira foi inspiradora e saborosa. “Eu gosto muito de tudo que aprendo no curso, penso em seguir nessa área, terminar o curso aqui e trabalhar em uma confeitaria, para quem sabe, futuramente, ter meu próprio negócio”, comentou.

“É importante o amor em tudo que se faz, dar o nosso melhor e fazer tudo bem feitinho. Na gastronomia acredito que não seja diferente”, destacou o aluno.

Divisão de Empregabilidade

Alunos dos cursos de auxiliares de cabeleireiro, padeiro, confeiteiro, mecânica, eletricista automotivo, eletricista de baixa tensão e auxiliar de recursos humanos foram beneficiados com os workshops, que tiveram por objetivo colocar os estudantes em contato com o mercado de trabalho e as experiências profissionais.

Por meio de atividades socioeducativas e com foco na iniciação profissional, a Divisão de Empregabilidade oferece aos adolescentes formação que visa o desenvolvimento do projeto de vida e sua inserção no mercado de trabalho.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada são realizados em quatro unidades, nas regiões norte, sul e leste, sob a supervisão do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Botão Voltar ao topo