São José: Escola Municipal recebe solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

Por: Share:
O culto à Bandeira, evento que realiza a queima das bandeiras que não serão mais utilizadas, será apresentada para cerca de 400 alunos da Emef Profº Waldemar Ramos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Emef Profº Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste de São José dos Campos, receberá nesta segunda-feira (19), às 11h, a cerimônia de incineração da Bandeira Nacional — ato que marca a troca de uma bandeira inservível por uma nova. A cerimônia cívica em comemoração ao Dia da Bandeira contará com a participação do Tiro de Guerra.

O culto à bandeira, evento que realiza a queima das bandeiras que não serão mais utilizadas, será apresentada para cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano. De acordo com o artigo 32 da lei 5.700, todas bandeiras nacionais em mau estado devem ser incineradas. A cerimônia, que é realizada pelo grupo de atiradores do Tiro de Guerra, vai contar com a apresentação da tropa e a execução dos hinos nacional e da bandeira.

Ainda de acordo a lei, o hasteamento da bandeira nacional deve ser realizado pontualmente ao meio dia, em seguida a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis.

Durante a cerimônia, os estudantes plantarão duas mudas da árvore pau-brasil nas dependências da escola. A solenidade vai contar também com a premiação de medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares de um concurso de redação com o tema Bandeira Nacional.

O Dia da Bandeira

Dezenove de novembro é comemorado em todo o território nacional como o Dia da Bandeira. A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. A bandeira nacional é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro.

Em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Serviço:

Cerimônia Cívica em Comemoração ao Dia da Bandeira

Data: 19/11/2018

Horário: 11 horas

Local: Emef Profº Waldemar Ramos – R. México, 84 – Vista Verde

Contato: 3912-2759