fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Educadores ajudam a transição dos alunos do infantil para o fundamental

Cerca de 120 alunos do Cedim Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza (Jardim Telespark) visitaram as instalações da Emef Professora Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Alto de Santana. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em 2019, cerca de 8 mil alunos da rede municipal de São José dos Campos, irão migrar da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Na primeira infância as crianças desenvolvem uma fase de intensa aprendizagem. As atividades realizadas no ambiente escolar, neste período, proporcionam, por meio das explorações e experimentações, o conhecimento de valores, sentimentos e ações.

Como será nosso recreio? Na hora do lanche, vou dividir a mesa com os coleguinhas? A nova escola é muito grande? Com o objetivo de sanar essas e muitas outras dúvidas, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realiza um processo de transição com visitas dos alunos da educação infantil em escolas de ensino fundamental. A ação conta ainda com palestra, apresentação teatral e roda de conversa.

Nesta quinta-feira (8), cerca de 200 alunos da Emei Ângela de Castro Fernandes Lopes, localizada no Parque Industrial visitam as instalações da Emef Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza. A atividade será dividida em dois períodos (manhã e tarde) e vai contar com apresentação teatral dos alunos do 2º ano e um tour por todos os espaços da escola.

Já os alunos do pré II do IMI Benedito Carvalho dos Santos, localizado no Monte Castelo, recebem também nesta quinta-feira (8), às 9h uma palestra com a professora Nalva de Oliveira, da escola Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade, no Jardim Altos de Santana.

“O objetivo da palestra é amenizar a ansiedade que toma conta das crianças. Mostro para os alunos que as atividades no primeiro ano também são trabalhadas de forma lúdica, com conto de fadas, roda de conversa, leitura em sala, parquinho uma vez por semana, friso também que a nova fase conta com professores de arte, sala de leitura e educação física”, explicou a educadora.

Quem já passou pela experiência aprovou a atividade. Em setembro, cerca de 120 alunos do Cedim Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza, no Jardim Telespark, visitaram as instalações da Emef Professora Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Alto de Santana.

“Com a ajuda dos pais, as crianças prepararam um questionário com as principais dúvidas sobre a transição para o primeiro ano. Na visita, os alunos da educação infantil preencheram o questionário com os alunos do primeiro ano do fundamental. Entre as dúvidas, a pergunta se poderiam continuar brincando. Depois da visita, os pais relataram que sentimentos de medo e ansiedade foram substituídos por expectativa e entusiasmo”, explicou a orientadora pedagógica Aline Aparecida Alves.

O ensino fundamental é compartilhado entre as redes estadual e municipal. Área de abrangência de até dois quilômetros e disponibilidade de vaga são os critérios que definem onde o aluno vai cursar o ensino fundamental.

A divulgação com os nomes e endereço da instituição de ensino em que o aluno irá cursar o primeiro ano do ensino fundamental em 2019 será disponibilizada na página da Secretaria de Educação do Estado a partir do dia 5 de dezembro.

Educação Infantil

Conforme o artigo 29 da Lei de Diretrizes de Base, a escola tem o compromisso de propiciar às crianças, por meio de propostas lúdicas que envolvam os eixos – brincadeiras e interações, o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

As propostas da Educação Infantil da rede municipal de São José dos Campos são planejadas considerando as características de cada faixa etária, as necessidades individuais e coletivas, bem como a organização do tempo e espaço, afim de que promovam aprendizagens significativas.

Assessoria de Imprensa

Botão Voltar ao topo