fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos realiza Feira de Empreendedorismo Estudantil

Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os estandes do Empreende Startups Educacionais. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos recebe até sexta-feira (23) um dos maiores eventos de empreendedorismo estudantil do Brasil. Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os estandes do Empreende Startups Educacionais, localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

A abertura da feira promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, contou com apresentação musical de corais das Emef`s Jacyra Vieira Baracho (Jardim Veneza) e Profª Maria de Melo (Parque Industrial).

Cerca de 400 pessoas também acompanharam a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a continuidade das ações desenvolvidas pelo programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O JEPP oferece atividades sobre empreendedorismo para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A parceria, que teve início em 2017, conta também com capacitação para os professores que irão trabalhar teoria e prática com estudantes. Mais de 12.300 alunos e 200 professores já participaram da iniciativa, outros 12 mil serão beneficiados em 2019.

Antes da tradicional cerimônia com a iluminação da árvore que simboliza a abertura oficial do evento, os convidados prestigiaram a palestra “Empreender na Educação: Uma Ponte Para o Futuro”, ministrada pelo engenheiro aeronáutico Ozires Silva.

Para Marcelo Queiroz, funcionário público do Estado, a iniciativa vai além das lições em sala de aula. “Essa feira é muito educativa, esse tipo de atividade faz com que crianças e adolescentes possam sonhar, uma oportunidade que nós não tivemos. Por meio dessa feira, a gente consegue observar os alunos buscando formas de produzir e criar e, assim, se tornar excepcionais empreendedores”.

Professora aposentada, Iria Silva destacou a retomada do projeto em 2017 como um grande avanço para o município. “São José dos Campos está de parabéns com a retomada do  Empreende Startups Educacionais. Eu acredito que o caminho é esse, olhar para o futuro cuidando do presente. Isso é ser empreendedor”, concluiu.

Empreende Startups Educacionais

Com o tema “Inovar para Transformar”, crianças e adolescentes expõem até sexta-feira (23) produtos e serviços, desenvolvidos ao longo do ano, para que possam ser viabilizados no mercado.

Neste ano, a novidade é a participação de alunos da educação infantil, por meio do projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos que trabalhou, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo com crianças de 4 a 5 anos, despertando nelas a capacidade de sonhar.

Serão apresentados projetos de empreendedorismo dos alunos do 9º ano da rede municipal; as atividades dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos, uma parceria com o Sebrae iniciada em 2017; a exposição dos projetos da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos de 27 escolas de educação infantil, trabalhados ao longo do ano com os alunos; e um concurso de fôlderes sobre educação financeira realizada por alunos do 7º ano.

Os trabalhos apresentados no Empreende Startups são frutos das atividades realizadas com a retomada das aulas de Empreendedorismo, Educação Financeira e Fiscal na disciplina de Enriquecimento Curricular, coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).

Serviço

Empreende Startups Educacionais

Data: de 20 a 23 de novembro

Horário: Das 8h às 11h30 e das 13h às 17h

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador)

Endereço: Av. Olivo Gomes, 250, Santana

Botão Voltar ao topo