fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Romaria ao Santuário de Aparecida marca Ano do Laicato no Brasil


Atividade é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e culmina atividades desenvolvidas desde novembro de 2017 em todo país. (Foto: Thiago Leon)

Representantes de diversos organismos ligados aos leigos católicos brasileiros realizam no próximo domingo (25) uma peregrinação ao Santuário Nacional. A romaria vai marcar o Ano do Laicato, vivido desde o dia 26 de novembro de 2017 pela Igreja Católica no Brasil. O ponto central das atividades deste dia será a missa solene que acontece no Altar Central da Basílica às 8h. Antes disso, de quinta (22) à sábado (24), o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), sedia a 9ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, que também integra a programação.

A data foi escolhida por coincidir com as comemorações do Dia do Leigo, celebrada anualmente na festa litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo. O encontro também vai culminar as atividades do Ano do Laicato.

“Não está na nossa agenda um encerramento do Ano do Laicato. Temos sim, a culminância do Ano Nacional do Laicato em Aparecida, na casa da Mãe. Todos os cristãos leigos e leigas que puderem participar dessa romaria sejam bem-vindos e vindas”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, um dos organizadores da peregrinação.

A romaria vai contar com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e outros representantes de organismos eclesiais. Já a missa será repleta de simbolismos, que vão retratar as diversas regiões brasileiras.

Antes mesmo do início da celebração, às 7h30, participantes das comissões que promovem o Ano do Laicato vão ingressar na Basílica com as placas dos organismos correspondentes. Já na procissão de entrada, dez casais leigos vão ingressar junto à Imagem de Nossa Senhora Aparecida rumo ao Altar Central. Junto deles também estarão representantes de diversas regiões do Brasil, utilizando seus trajes típicos.

Após a missa, apresentações artísticas vão acontecer a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, localizada no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional. Nomes conhecidos da música católica como Zé Vicente e Antônio Cardoso já estão confirmados. Também são esperadas apresentações de lideranças regionais.

Veja também




Botão Voltar ao topo