fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parceria une orquestra e sinos para celebrar o Natal no Santuário de Aparecida

Além do concerto, celebrações e decoração especial dão clima natalino ao maior templo mariano do mundo. (Foto: Thiago Leon)

As comemorações do nascimento de Jesus prometem ser ainda mais repletas de luz no Santuário Nacional . A partir do dia 1º de dezembro, uma série de atividades foi programada para celebrar a data, uma das mais importantes do calendário cristão. Além das atrações culturais, o Jardim Norte do Santuário Nacional também será revestido com 350 mil lâmpadas natalinas. As novidades integram as ações do Natal Iluminado, realizado anualmente pelo maior templo mariano do mundo.

A abertura do ciclo de comemorações acontece já no dia 1º de dezembro. Na data, um concerto às 19h vai integrar a orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional (PEMSA) e o Campanário da Basílica. Durante alguns momentos, os sinos e os instrumentos se alternarão na melodia das músicas. Isso será possível graças a um teclado próprio para esta função, que acionará martelos internos que produzirão os sons do carrilhão.

“Mais de cem músicas foram desenvolvidas pelo PEMSA em conjunto com o Campanário desde a inauguração dele, há dois anos. Este ano surgiu a ideia de realizar uma apresentação da orquestra junto com os sinos e não haveria ocasião melhor do que na abertura e no encerramento do Natal Iluminado”, explica a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário, Aline Costa.

No mesmo dia, às 20h, haverá a missa em ação de graças no Altar Central. Nela, participam representantes da EDP Bandeirantes, empresa parceira do Santuário Nacional no projeto.

Após a celebração, acontece a bênção do presépio e da iluminação natalina, que será acionada neste momento. Um show pirotécnico vai colorir o céu de Aparecida ao fim da cerimônia, abrindo oficialmente o período natalino no maior templo mariano do mundo.

“A própria programação é pensada junto com o calendário litúrgico, abrindo assim o Advento, período de preparação para o Natal. Já a decoração luminosa vem para representar a vinda de Jesus, que é a luz do mundo”, esclarece Aline.

As comemorações natalinas acontecem ao longo de todo o mês até o dia 25 de dezembro. Todos os fins de semana, na área do presépio, apresentações musicais do PEMSA vão embalar os devotos ao som de clássicos natalinos. A atividade é gratuita e acontece de 2 a 16 de dezembro após a missa das 18h dos sábados e das 8h aos domingos.

No dia 22, às 21h, a orquestra se apresentará novamente junto ao Campanário da Basílica no Concerto de Natal do Santuário. O concerto acontece na área externa da Basílica, próxima ao Jardim Norte. Em caso de mau tempo, a apresentação musical pode ser cancelada tanto no dia 1º como no dia 22.

Botão Voltar ao topo