fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

General Santos Cruz é escolhido como secretário de Governo de Bolsonaro

Lieutenant_General_Carlos_Alberto_dos_Santos_Cruz_(Brazil)_Force_Commander_(8969161515

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou hoje (26) o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz como novo secretário de governo. O cargo tem status de ministério. O oficial irá assumir a função que hoje é desempenhada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

A principal missão de Cruz será a articulação com o Congresso Nacional e com partidos políticos e o diálogo com estados e municípios. É também através da Secretaria de Governo que o futuro presidente estabelecerá relações com organizações civis e entidades representativas da juventude.

* Atuações pelo mundo
Entre várias funções exercidas ao longo de sua carreira, o general Santos Cruz, comandou a missão de paz no Haiti (Minustah) entre setembro de 2006 e abril de 2009, tendo um total de 12 mil militares subordinados e atingiu o posto de general de divisão de março de 2009.

No retorno ao Brasil, foi comandante da 2ª Divisão de Exército e subcomandante do Comando de Operações Terrestres. Passou para a reserva em novembro de 2012. Em seguida tornou-se assessor especial do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Em abril de 2013, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para suceder o tenente-general indiano Chander Prakash Wadhwa no comando da missão de paz na República Democrática do Congo (MONUSCO), na coordenação de cerca de 23,7 mil militares de 20 países.

No início de junho daquele ano foi designado para o serviço ativo a fim de poder exercer o cargo e chegou àquele país para assumir o comando, no qual trabalhou até 2 de dezembro de 2015.

* Com informações da Agência Brasil e Wikipédia

Veja também




Botão Voltar ao topo