Feste: “10 minutos para você: Uma performance afetiva” é uma das atrações

Por: Share:
Coletivo Entre Oito convida o público a sair da rotina com “10 Minutos para você”, performance que acontecerá no FESTE no dia 17 de novembro. (Foto: Pedro Dias)

A intervenção “10 Minutos para você: uma performance afetiva” será uma das atrações participantes do 40º Feste – Festival Nacional de Teatro, que será realizado de 15 a 24 de novembro em Pindamonhangaba. Composto por artistas de Jacareí e São José dos Campos, o Coletivo Entre Oito já passou com a performance por suas cidades de origem e por Caraguatatuba no último Litoral Encena, no início deste mês. Desta vez, são os cidadãos de Pindamonhangaba e os visitantes do FESTE que poderão experimentar estes 10 minutos cheios de sensibilidade e afeto.

O intuito dos artistas Tamara Maria Cardoso, Natália Bastos, Vanessa Zanchi, Fernando Rodrigues, Pedro Alonso e Milena Siqueira com “10 minutos para você: Uma performance afetiva” é criar encontros espontâneos em espaços públicos e quebrar o cotidiano de quem passa por onde a intervenção é realizada. Ao se aproximar das vidas cercadas de gestos automáticos, é possível levar o público ao encontro de arte e poesia, o tirando de sua rotina de forma transformadora. Afinal, dez minutos podem ser a pausa mais preciosa quando a correria da vida não te permite um respiro ao longo do dia.

Através de pequenos momentos, grandes conexões podem acontecer, assim, o imprevisível se torna especial quando a intervenção possibilita que o público faça parte de seis diferentes narrativas, e se inspire com estes seis artistas, que levam seu cenário e sua performance para as ruas. Ao criar micro ambientes ao redor de um mesmo local, cada performer propõe uma interação artística e uma troca afetiva. Desenvolvidos previamente, seus momentos são compostos por histórias, músicas, poesias e um convite para que o público participe e complete o sentido da intervenção.

“A partir do momento que a pessoa se senta, ela será nosso público protagonista e todas as ações estarão voltadas a ela. Estaremos dessa forma radicalizando na exclusividade e criando um momento de atenção plena voltada à um só ser, ser esse que com toda certeza merece um olhar único. Teremos também uma outra camada de público, que estamos denominando de público espectador. Esses estarão assistindo as ações apresentadas ao público protagonista e, sendo impactados pela ação e, quem sabe também, se encorajando a serem os próximos a sentarem-se na cadeira.”, afirma a produtora Aline Souza, quem juntamente com a criadora e performer Milena inscreveu o projeto na Lei de Incentivo à Cultura da cidade de Jacareí, pelo qual foi aprovado no início do ano e possibilitou suas primeiras performances.

A experiência de conexão com tal público, abrangente e diverso, permite ainda o desenvolvimento de uma afinidade com quem, à caminho do trabalho, de um compromisso ou de casa, pode ter um contato único com uma performance artística. Quando cada um ao fim do dia percebe não ter se dado estes poucos minutos para refletir sobre si mesmo e sobre as ações realizadas nas últimas horas, “10 minutos para você: Uma performance afetiva” é interfere neste momento acelerado ao criar e trocar arte e conhecimento (próprio e do outro). A aproximação do público presente com cada espaço ocupado pela intervenção é a oportunidade para buscar este tempo tão significativo e o transformar.

“Acreditamos na potência de uma ação artística afetando o cotidiano da cidade e mais do que isso, acreditamos no poder do encontro real. Uma pessoa positivamente impactada por uma ação artística pode representar um elemento multiplicador em sua comunidade e uma grande aliada no importante trabalho de formação de público. Este que é um dos mais intensos e árduos trabalhos, compartilhado entre artistas, poder público e privado.”, completa Aline Souza.

SERVIÇO:
“10 minutos para você: Uma performance afetiva” no FESTE:

Quando?
Dia 17 de novembro, sábado, a partir das 10h

Onde?
Praça Monsenhor Marcondes.