Especial Arte1 aborda trajetória do artista Jorge Mori

Por: Share:
Pintor Jorge Mori morreu, aos 86 anos em São Paulo, na última terça-feira. (Foto: divulgação)

Em homenagem ao pintor Jorge Mori, que morreu aos 86 anos em São Paulo na terça-feira, o canal Arte1 exibe nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, às 23h30, o episódio da série Especial Arte1 gravado com o pintor e desenhista paulista em 2015. O programa exclusivo também está disponível no Arte1 Play, na coleção para degustação.

No Especial Arte1, Mori conta como a descoberta da pintura na infância foi uma espécie de libertação da rigidez da educação japonesa, principalmente nas aulas dominicais com o artista visual japonês Yoshiya Takaoka.

Mori também relembra como se aproximou das vanguardas europeias do século 20, impactado pelo fauvismo do francês Henri Matisse. E fala de sua chegada a Paris, em 1952, quando se dedicou a cópias de obras-primas no museu do Louvre.

Mori nutria grande admiração pelo abstracionismo poético de Paul Klee, pelo concretismo de Mondrian e pela “pintura musical” de Kandinsky.

Nascido em 1932, o pintor paulista Jorge Mori foi um dos integrantes do histórico Grupo Guanabara, formado por artistas de origem nipônica como Tikashi Fukushima e Yoshiya Takaoka, e foi o artista mais jovem a participar da 1ª Bienal de São Paulo, em 1951.

A série Especial Arte1 é uma produção própria do canal Arte1 com depoimentos intimistas de artistas de várias áreas. Os convidados falam sobre suas trajetórias e obras, relembram como começaram na profissão, contam sobre referências e parcerias, explicam escolhas e refletem sobre o legado que estão construindo. Personalidades como o diretor de teatro Robert Wilson, o artista visual indiano Anish Kapoor, a atriz italiana Claudia Cardinale, e o fotógrafo paulistano German Lorca são alguns dos nomes contemplados na série.

Série Especial Arte1
Episódios inéditos às quintas-feiras, às 23h30.
Reprise: sexta-feira às 13h, e sábado à 15h30, e terça-feira às 21h.
Disponível no Arte1 Play
Classificação indicativa: Livre.

Veja também