fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de São José inicia preparação para Operação Chuvas

Defesa Civil de São José participa de Oficina Preparatória para a Operação Chuvas, que começa no dia 1º de dezembro. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos está participando, nesta semana, da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2018/2019. A atividade está sendo realizada em Caraguatatuba, no litoral norte, por iniciativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/SP).

A oficina é realizada anualmente em um período que antecede a temporada de chuvas. Ao todo, neste ano, serão realizados oito treinamentos envolvendo as regiões de Registro, Campinas, Santos, São José dos Campos e litoral norte, Metropolitana, Sorocaba e Itapeva. A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março.

O objetivo da atividade é preservar vidas e reduzir danos materiais. Os treinamentos visam a capacitação e a especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), levando conhecimento a respeito de práticas preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamentos de terra e inundações.

Entre outros, estão sendo abordados na oficina os seguintes assuntos: legislação básica aplicada à proteção e defesa civil, geologia, meteorologia, registro de comunicação preliminar de ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), procedimentos de assistência humanitária, situações de anormalidade, estrutura dos PPDC’s, valores acumulados de chuva, informações meteorológicas, vistoria de campo e exercícios práticos.

A Instituição

Criada no município em maio de 1983, a Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

A estrutura da Defesa Civil é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.

Botão Voltar ao topo