fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Curso aprimora técnicas dos monitores do Parque Alberto Simões em São José

O treinamento incluiu aulas práticas nos equipamentos de esportes radicais, como a tirolesa. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Mais conhecimento e atualização sobre as modernas técnicas utilizadas nas atividades de arborismo, parede de escalada e tirolesa.

Esse foi o aprendizado que os 14 monitores de esportes radicais do Parque Alberto Simões, na região norte de São José dos Campos, adquiriram nos dois dias de curso realizados no local entre segunda (19) e terça-feira (20).

Todos os alunos receberam o certificado de capacitação. Quem ganha com isso são os frequentadores do parque, que terão à disposição uma equipe treinada e pronta a dar orientações e apoio na realização das atividades radicais.

Numa parceria entre a Prefeitura e organização social São José Desportivo, o treinamento foi aplicado por profissionais especializados, com aulas teóricas e práticas nos três equipamentos radicais, incluindo as técnicas de salvamento. Essa capacitação trouxe experiências do que existe de novo nessa área.

Foram abordados assuntos ligados às modalidades, como a prática de esportes radicais hoje no Brasil, o papel de liderança do profissional do monitor, a manutenção correta dos equipamentos, a prevenção de acidentes, o estudo das normas de segurança ISO 21.101 e ABNT NBR 15.285, a assistência às pessoas com deficiência. Ao final do curso, houve uma mesa-redonda, que abriu espaço aos participantes para dialogar e tirar dúvidas com os instrutores.

O coordenador regional da equipe, Marcelo Lescura, ressalta que os organizadores do curso tiveram uma impressão muito positiva do trabalho no Alberto Simões. “Uma avaliação, em si, muito boa do nosso local, do nosso pessoal que trabalha. Por ser um local público, é um dos melhores do Brasil”.

Com 20 anos de experiência como instrutor e praticante de alpinismo, o monitor Fabiano Correia Batista elogiou a capacitação. “Foi um curso de uma valia muito grande sobre a parte de conhecimentos voltados ao esporte de juventude, esportes radicais. Agregou muita coisa para muita gente”.

Botão Voltar ao topo