fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Concerto inédito e celebração abrem Natal Iluminado no Santuário de Aparecida

Concerto inédito une Orquestra de Aparecida e os sinos do Campanário. (Foto: Foto: Thiago Leon)

Para abrir oficialmente as atividades do Natal Iluminado no Santuário Nacional , a Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) realiza no próximo sábado (1º) um concerto junto aos sinos do Campanário da Basílica de Aparecida. Durante a apresentação, que começa às 19h no Jardim Norte da Basílica, os sinos e os instrumentos se alternarão na melodia das nove músicas que serão executadas por cerca de uma hora.

No repertório do concerto estão presentes clássicos natalinos como Noite Feliz e Adeste Fidelis. Outras músicas menos conhecidas, como a canção ucraniana “Canto dos Sinos”, também vão embalar a primeira noite de dezembro.

A apresentação é a primeira atividade da extensa programação do Natal Iluminado e será repetida no dia 22 às 21h. Ainda no sábado, às 20h, acontece a missa de abertura do projeto no Altar Central da Basílica. A celebração dá início também ao tempo do Advento, período litúrgico de preparação para as comemorações do Nascimento de Jesus.

“Mais de cem músicas foram desenvolvidas pelo PEMSA em conjunto com o Campanário desde a inauguração dele, há dois anos. Este ano surgiu a ideia de realizar uma apresentação da orquestra junto com os sinos e não haveria ocasião melhor do que na abertura e no encerramento do Natal Iluminado”, explica a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário, Aline Costa.

Após a Eucaristia, acontece a bênção do presépio e da decoração natalina do Jardim Norte. Neste momento, 350 mil lâmpadas serão acionadas, iluminando a praça externa da Basílica. Encerrando os eventos de sábado, uma queima de fogos vai colorir o céu de Aparecida, anunciando que o Natal está próximo.

A data marca o primeiro dia de uma série de atividades que acontecem ao longo de todo o mês até o dia 25 de dezembro. Até lá, todos os fins de semana, na área do presépio, apresentações musicais do PEMSA embalam os devotos ao som de clássicos natalinos. A atividade é gratuita e acontece de 02 a 16 de dezembro. Aos sábados, as exibições começam após a missa das 18h. Já aos domingos, o Projeto se apresenta no fim da missa das 8h.

publicidade

 

Botão Voltar ao topo