fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava recebe mostra “Trilhas de um Sonhador”, de Guataçara Monteiro

(Foto: Divulgação/PMC)

Até o dia 25 de janeiro de 2019, a escola Ruy Barbosa, em Caçapava, recebe a mostra “Trilhas de um Sonhador” do artista plástico paraense radicado no Vale do Paraíba Guataçara Monteiro. A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A abertura acontece às 18h no dia 8 com evento gratuito a todos.

Dono de uma arte de cores vibrantes e conectada com as manifestações espontâneas da cultura popular brasileira , Guataçara traz a Caçapava um conjunto de 30 obras entre pinturas em acrílico, escultura, instalação, pintura em tecido e colagens.

Entre as atrações estão obras como “No Coração do Rio”, uma pintura em acrílico sobre tela de 4m x 1m que, segundo o artista, retrata a natureza, a arte popular e a fé no Vale do Paraíba; e “O Manto da Naza”, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com manto bordado com elementos naturais como madeira, sementes de açaí e pastilhas de coco. A obra tem como base uma mandala trabalhada com sementes, papéis artesanais, pano e folhagens.

Outro destaque é a instalação “Os Sonhos Andam em Cardume”, sobre a necessidade de o ser humano viver em grupo. “É como se a obra estivesse dizendo que ninguém pode viver sozinho e nem realizar sonhos sozinho”, explica o artista. O público pode interagir com a obra. O visitante é convidado a escrever seus desejos em pedaços de papel e depositar num recipiente na base da instalação.

Em Caçapava, Guataçara comemora a trigésima exposição de sua carreira, que contabiliza 24 mostras individuais e seis coletivas. Além de percorrer o Brasil com trabalhos exibidos em estados como Pará, Ceará e São Paulo, o artista já participou de coletivas na Argentina, Chile, México e França. Em Paris, integrou uma coletiva com 35 outros artistas de várias nacionalidades há dois anos no Carrossel do Louvre, galeria no subsolo do Museu do Louvre.

“Estou muito feliz de levar meu trabalho para Caçapava porque tenho uma ótima relação com as escolas há anos”, diz ele. O artista é também educador e desenvolve trabalhos com escolas em várias regiões do Brasil. Cerca de 200 mil alunos de treze cidades da região, segundo ele, já estudaram seus trabalhos.

“A intenção é ampliar o repertório cultural dos alunos, dos professores e da população em geral com uma exposição alegre, colorida, que retrata a fauna, a flora e a cultura popular brasileira”, disse a Chefe de Divisão da Secretaria de Educação de Caçapava, Sílvia Helena Motta. Cerca de 8.700 alunos da rede municipal de ensino visitarão a exposição. Além de alunos das redes estadual e particular de ensino que serão convidados.

O artista – Guataçara Monteiro é nascido em Castanhal, no Pará. Artista plástico formado em Artes Visuais, possui residência e atelier no município de Igaratá. As linhas e preenchimentos de suas produções chamam a atenção por conterem histórias sobre sua infância e raízes amazônicas, mescladas à sua vivência no Vale do Paraíba.

Exposição “Trilhas de um Sonhador” – de 8 de novembro a 25 de janeiro. Escola Ruy Barbosa – Praça Pedro de Toledo, Centro de Caçapava. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Botão Voltar ao topo