fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Banco de leite do Hospital Municipal em São José necessita de mais doadoras

O banco de leite do Hospital Municipal atende as UTI’s neonatais das unidades públicas e privadas – (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), está necessitando de mais doadoras para regularizar o estoque do seu Banco de Leite Humano.

O Banco de Leite do HM, único de São José dos Campos, atende as UTI’s neonatais do município, públicas e privadas, além de outras cidades da região, como Jacareí e Caçapava.

Atualmente, o Banco de Leite conta com 72 doadoras e 32 receptoras. Mensalmente, são coletados 116 litros de leite e utilizados 107 litros. A taxa de perda de leite após a coleta é de 26% devido à sujidade, mau acondicionamento no domicílio, entre outros.

“O Banco de Leite sempre trabalha com um estoque devido a períodos sazonais. Houve um aumento no volume de utilização de litros e já temos utilizado nosso estoque, por isso campanhas esporádicas são necessárias”, salientou Luciana Silvério, responsável técnica do Banco de Leite de São José dos Campos.

Além de entregar o kit para doação e coletar o leite na casa das doadoras, o Banco de Leite do Hospital Municipal é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite passa por uma seleção, classificação, processamento e controle de qualidade.

O leite materno é fundamental para o recém-nascido, em especial para os prematuros, porque promove o desenvolvimento saudável da criança e proteção imunológica.

Para doar é preciso estar amamentando e ter leite excedente, ou seja, a mãe precisa amamentar o seu bebê primeiro e, só depois, tirar o excedente para a doação. A doadora realiza uma série de exames para garantir que pode doar.

O Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As interessadas em doar leite podem entrar em contato através do telefone (12) 3901-3507. O Hospital Municipal fica na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.

Botão Voltar ao topo