fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Antaq aprova regularização do porto de Ilhabela para receptivo de cruzeiros

Aprovação da Antaq eleva o patamar turístico do único município-arquipélago brasileiro. (Foto: Ronald Kraag)

Ilhabela recebeu, oficialmente, a notícia de que a partir de agora possui um porto completamente regularizado para a recepção de cruzeiros marítimos. A aprovação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) foi unanime, três votos a zero, elevando o patamar turístico do único município-arquipélago brasileiro.

O prefeito Márcio Tenório, juntamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo vinha, há meses, investindo esforços para adequar o porto ilhéu aos critérios exigidos pelo órgão que rege as normas de cruzeiros no País, trabalhando firmemente em protocolos de intenção e entrega de documentações.

Em determinada ocasião da última gestão, o prefeito do município chegou a ser advertido de que, caso houvesse reincidência de escala de cruzeiros no porto sem a regularização do local, uma multa de R$ 1 milhão passaria a ser cobrada diariamente.

A votação favorável realizada ontem, porém, resultará na licença pela qual a Administração atual tanto aguardava, e que representa um reconhecimento do município enquanto destino oficial nacional de cruzeiros. Com essa licença também não haverá mais risco de interdição, multa ou quaisquer intervenções legais.

“Agora somos um porto organizado, temos habilitação para receber oficialmente navios de cruzeiro. Tudo isso graças ao trabalho feito em parceria com a Clia Abremar (Associação Internacional dos Cruzeiros Marítimos)”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

A oficialização do porto vem trazer principalmente tranquilidade às companhias de cruzeiro, uma isenção de preocupação quanto questões de segurança do local, já que normas padronizadas devem ser rigorosamente seguidas pelos portos adequados às regras da Antaq. “Assumi a regularização do porto de Ilhabela no início da minha gestão e agora vemos o êxito em mais essa etapa. É um sucesso termos alcançado essa aprovação, e algo muito positivo para nossa cidade”, comemorou o prefeito Márcio Tenório.

Temporada de cruzeiros

Em poucas semanas Ilhabela abrirá a temporada de cruzeiros 2018/19. O lançamento já está marcado para a próxima quarta-feira (14), e além de representar uma data de comemoração da excelente novidade a respeito da aprovação que transformará o terminal marítimo em um porto regularizado, a ocasião irá oficializar, também, as quase 70 escalas que o município receberá, entre dezembro e março, incluindo o Seaview, da MSC Cruzeiros, o maior navio a passar pela costa brasileira atualmente, com capacidade para mais de 5 mil passageiros.

O número de escalas é o maior dos últimos três anos, e remonta aos tempos de ouro de quando o arquipélago era um famoso destino de desembarque dos navios de grandes companhias, situação a qual a Administração tem buscado resgatar a cada ano, por meio da presença massiva em eventos, fóruns e reuniões do mercado marítimo, além da divulgação do arquipélago enquanto destino ideal.

Veja também




Botão Voltar ao topo