fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Anitta lança EP “Solo” composto por três músicas e clipes

Trabalho é composto por três músicas e clipes inéditos, em três diferentes línguas. “Veneno”, “Não Perco Meu Tempo” e “Goals” já estão disponíveis. (Foto: Divulgação)

Anitta lança o primeiro EP de sua carreira, “Solo”, composto por três músicas e clipes, cada um em um idioma (português, espanhol e inglês). Os vídeos têm direção de João Papa e já estão disponíveis em seu canal do Youtube (@Anitta). “Eu estou muito feliz com os resultados. A ideia é que esse EP pudesse me aproximar de certa forma de todos os meus fãs, no Brasil e fora dele”, conta ela. Para este trabalho, a cantora optou por não ter colaborações vocais. Daí o nome: “Solo”.

“Porque Yo Soy Tu Veneno”

“Veneno”, canção em espanhol, é a primeira música do EP. Logo nas primeiras cenas do clipe, Anitta aparece envolvida por dezenas de cobras. Nele, a cantora domina e encanta as serpentes da mesma forma que o veneno faz com o corpo de uma pessoa. O jogo de palavras faz referência a um jogo amoroso. “É como brincar com fogo: é perigoso, mas atraente”, explica a Anitta.

Para o vídeo, a artista precisou vencer um dos seus maiores medos. Foram usadas diversas espécies de cobras, 29 animais no total. “No fim, elas e Anitta já eram melhores amigas (risos). Foi bem bonito ver a conexão dela com as serpentes. Isso acabou gerando algumas imagens que são impossíveis de planejar ou de fazer mais de uma vez”, revela Papa, o diretor. Segundo ele, uma das referências usadas foi Luz Del Fuego, a dançarina brasileira famosa por suas apresentações com cobras.

A pele de Anitta também recebeu uma preparação especial para o clipe. Siva Rama Terra foi a responsável por testar e criar uma técnica que deixasse a pele com aparência e textura de escamas. “Fiz três experiências até chegar no resultado que desejávamos. No dia, levamos três horas para pintar o corpo dela. E só fomos rápidos assim porque testamos várias vezes em outras pessoas antes”, explica Terra.

Além das cobras, em outras cenas, a cantora aparece envolta em lama, com diversas pessoas também lameadas ao seu redor, formando uma unidade. “Por incrível que pareça, essa foi a parte mais difícil para mim. Eu não sabia que não gostava de lama. Mas o resultado desse take ficou incrível, valeu a pena”, conta Anitta.

“Não Perco Meu Tempo Mais”

“Não Perco Meu Tempo”, canção em português, é a segunda música de “Solo”. A letra fala sobre relacionamentos, autoestima e sobre pessoas que não valem a pena. No clipe, vemos mais de uma Anitta. A cantora interage com ela mesma em diversos momentos e discute sobre as suas indecisões e sobre quais seriam as atitudes certas e erradas a tomar. Ela não segue seus próprios conselhos e, nos vídeos, beija 24 pessoas de diferentes gêneros, sexualidades, alturas, pesos, cores e estilos, sempre terminando sozinha. No fim, até mesmo a sua “consciência” a abandona.

Para a artista, as cenas foram encaradas com naturalidade. “Foi uma experiência diferente de tudo que já fiz. Fiquei hesitante no início, mas depois ficou mais tranquilo. Todos que participaram cooperaram muito. É claro que foi algo inédito para mim, mas aquela ali não é a Larissa, é como se fosse uma personagem”, conta a cantora.

“A ideia foi dela mesma. O briefing que recebi da Anitta dizia que ela queria um clipe moderno, com movimento circular e muitos beijos. Pensamos em uma sala de concreto, sem portas ou janelas e que passasse uma frieza emocional”, explica o diretor. Ele ainda conta que, nas filmagens, utilizou um equipamento chamado “motion control”, um robô que reproduz os mesmos movimentos de câmera com perfeição, quantas vezes forem necessárias. Segundo João, a tecnologia foi a responsável pelas imagens que aparentam ser em plano sequência mesmo com as Anittas duplicadas.

Para os figurinos utilizados, a regra era seguir o padrão minimalista e impessoal. “Tivemos cuidado com cores e texturas. Escolhemos um look marrom porque é uma cor que fica chique nela e, ao mesmo tempo, combinava perfeitamente com a estética e luz do vídeo. A roupa preta foi pensada para passar a ideia de neutralidade causar essa confusão entre as personalidades da Anitta”, revela André Philipe, stylist da cantora.

“Shine, the rest of the stars are watching”

Terceira e última música de “Solo”, “Goals” fecha o EP com chave de ouro. A música foi produzida por Pharrel Williams e fala sobre autoestima, brilho e amor próprio. “É uma letra linda, me apaixonei no momento que ouvi e me inspirei nela para ter a ideia do clipe. Quis fazer algo que tivesse um grande efeito visual, com muitas luzes e estrelas. É um vídeo extremamente lindo e, ao mesmo tempo, simples. É um dos trabalhos mais bonitos que já fiz”, se orgulha a artista.

Nas imagens, vemos Anitta cercada de estrelas e de um espelho d’água enquanto dança, interage com a câmera e faz um jogo de luzes e sombras com o seu corpo. O fundo estrelado segue a cartela de azul, rosa e lilás. A escolha dessas cores, segundo João Papa, é a beleza e a semelhança deles com o anoitecer. “Esse é o trabalho mais complexo que eu já fiz. A nossa vontade era filmar o clipe com céu real refletido em um piso de espelho d’água, mas isso era impossível. Não existe uma câmera com essa tecnologia. Fizemos em estúdio e com um fundo de chroma key gigante, de 49 metros. Foi um desafio técnico imenso que só foi possível porque trabalhamos com os melhores profissionais do Brasil”, conta o diretor.

O briefing para o look, segundo André, era focado no brilho. “Precisávamos de peças que reluzissem e que, ao mesmo tempo, não refletissem as cores do chroma. Também não podia ser nada que prendesse os movimentos da Anitta, ela precisava ficar livre para dançar no chão, na água e pelo estúdio”, conta ele. A beleza da cantora também chama a atenção. O responsável pelo cabelo e maquiagem da cantora em todos os clipes é Henrique Martins. “Esse é um trabalho feito em muitas mãos: eu, a Anitta, o André e a direção. Tudo precisa ornar e realçar a beleza natural dela”, explica o profissional.

Estratégia de Divulgação

Reconhecida pelo suspense de seus lançamentos, Anitta gerou expectativa acerca da divulgação de “Solo”. A cantora iniciou sua estratégia na semana anterior a estreia alterando a foto do perfil das suas redes sociais para quatro personagens do clipe de “Não Perco Meu Tempo”, uma a cada dia. A troca fez o público se questionar sobre quem seriam essas pessoas e qual seu envolvimento com o EP.

Nos últimos dias, os posts no instagram da artista foram todos voltados para a divulgação de “Solo”. A cada dia era anunciada uma nova pista do que viria pela frente, com fotos, boomerangs e vídeos. Até que, na semana do lançamento, Anitta revelou o nome do EP e de suas músicas. “Eu gosto de criar essas expectativas e ver a repercussão. É muito legal saber que as pessoas criam teorias e se perguntam o que aconteceu. E os memes (risos), eles são a melhor parte. Até acharam que eu tinha sido hackeada”, se diverte a cantora.

Curiosidades

  • O robô utilizado nas filmagens de “Não Perco Meu Tempo” é 100% nacional, produzido no Brasil e único no mundo
  • Todas as cobras do clipe de “Veneno” já estavam acostumadas a interagir com humanos. O que não se esperava era o real envolvimento delas com Anitta, o que permitiu cenas únicas, como o take que a cantora estende a mão e a serpente vem ao seu encontro
  • Foram utilizadas diversas espécies de cobras, dentre elas jiboias e phyton (ou píton) balls, que são animais que enroscam no pescoço e se prendem, virando uma “bola”
  • Um dos maiores medos de Anitta é o de cobras. Apesar disso, a cantora se sentiu à vontade e se divertiu nas gravações com os animais
  • A ideia inicial de “Goals” era gravar em um céu real, mas não existe tecnologia no mundo que permita gravar estrelas e pessoas em movimento, com qualidade, ao mesmo tempo
  • Goals foi gravado em um dos maiores estúdios do Brasil. Isso foi necessário para que coubessem os 49 metros de Chroma Key utilizados
    O fundo possuía mais de 7 metros de altura e foram necessários 6 pintores para conseguir deixar o verde pronto em dois dias

Veja também




Botão Voltar ao topo