Abertura do presépio do Museu do Folclore marca início do ciclo de Natal em São José

Por: Share:
Cia Esplendor do Oriente é uma das três Folias de Reis que estará presente na abertura do presépio. (Foto: Divulgação/FCCR – Foto: PMSJC)

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos será aberto no dia 2 de dezembro, às 14h, marcando o início do ciclo de Natal, que se estenderá até o dia 27 de janeiro de 2019.

A data também marcará os 31 anos de criação do museu. O presépio, que ficará exposto no lado externo do museu, será montado por Maria Aparecida Ferreira, 67 anos, nascida em São Bento do Sapucaí e moradora em São José.

A montagem, abertura e fechamento do presépio do Museu do Folclore são consideradas manifestações da cultura popular e já se tornaram uma tradição para os mais religiosos e devotos de Santos Reis.

Na abertura estarão presentes os grupos Cia Esplendor do Oriente (Jardim Satélite), Cia. de Reis Estrela de Belém (Jardim Telespark) e Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo).

Segundo Maria Aparecida, ela sempre gostou de montar presépio, pois quando era pequena ajudava sua mãe com os preparativos. “Minha mãe sempre montou presépio na nossa casa e foi com ela que eu e meus irmãos aprendemos a arte. Por isso, eu não deixo faltar o presépio na minha casa. Este ano resolvi aceitar o desafio de montar o presépio do Museu do Folclore”, disse Maria.

O presépio que será montado por ela, a partir do próximo final de semana, terá peças do acervo do próprio Museu do Folclore e terá muitas flores naturais. Depois de montado e aberto, o presépio ficará exposto em um pequeno abrigo que poderá ser visitado nos mesmos dias e horários de funcionamento do museu.

O Museu do Folclore de São José dos Campos é ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de São José

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3912-7024 / www.museudofolclore.org