38 alunos de escolas estaduais do Vale conquistam medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática

Por: Share:

A rede estadual no Vale do Paraíba fechou a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com 38 medalhas. São três de ouro, 14 de prata e 21 de bronze conquistadas por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano – e Ensino Médio.

Em São Paulo, foram ao todo 723 vencedores. A lista com o resultado de todos participantes está disponível no site oficial da competição (www.obmep.org.br).

Neste ano, sete unidades da região se destaques: E.E. Profa. Alzira Franco, E.E. Dirce Aparecida Pereira Marcondes e E.E. Prof. Jose Wadie Milad (Pindamonhangaba); E.E. Profa. Brasilisa Machado Lobo (Santa Isabel); E.E. Jardim dos Cisnes (São Bento do Sapucaí); E.E. Marechal Rondon (São José dos Campos); e E.E. Dr. Renê de Oliveira Barbosa (Arujá). Dois estudantes de cada escola foram premiados.

A OBMEP é dividida em duas etapas. A primeira fase, nesta edição aplicada em junho, traz 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda, em setembro, é composta por seis itens discursivos. A disputa é aberta a alunos das redes municipais, federais e também particulares (nesse caso, há uma classificação própria).

Além das medalhas, os vencedores estão convidados para o 14º Programa de Iniciação Científica (PIC). Os interessados têm até 26 de fevereiro de 2019 para confirmar a inscrição. A iniciativa prevê encontros presenciais com orientação acadêmica e profissional e atividades virtuais com professores universitários. Os alunos recebem material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal CNPq).

Professores premiados

Professores também foram finalistas na edição 2018 das Olimpíadas. No Vale do Paraíba, cinco receberam diploma, livro de apoio à formação matemática e vaga no programa “OBMEP na Escola” do próximo ano.