fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba recebe Concurso de Bandas e Fanfarras no dia 14 de outubro

Evento contará com apresentações de 20 bandas e vale vaga para a Copa do Brasil. (Foto: Divulgação)

Para quem aprecia as apresentações das tradicionais bandas e fanfarras, há uma excelente oportunidade nos próximos dias. A cidade de Ubatuba recebe no domingo o ‘Concurso de Bandas e Fanfarras’, que contará com a presença de 20 bandas de diversas regiões do estado de São Paulo. As apresentações serão realizadas a partir das 10h, na Avenida Leovigildo Dias Vieira, em frente à Praia do Itaguá.

Os concursos de bandas e fanfarras são caracterizados pela atribuição de notas a diversos quesitos nas apresentações de cada corporação. Além da competição, o público pode assistir a um show diferenciado, porque as bandas preparam surpresas musicais e coreográficas para conquistar os jurados. O evento espera receber cerca de 1.400 instrumentistas, que vão disputar os títulos das categorias Bandas de Percussão, Fanfarras Simples e com Pisto, Bandas Marciais, Bandas Musicais e Bandas de Concerto, e também uma vaga para a Copa do Brasil, que será realizada em dezembro deste ano.

De acordo com o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (AFABAN), Luiz Carlos Ferreira, esta é uma oportunidade valiosa para as corporações do Litoral Norte. “Há muitos anos, essa região não recebe concursos desse porte. O objetivo desses eventos é fazer com que as crianças e jovens reconheçam a música como uma experiência transformadora, e agora o pessoal do Litoral Norte também essa oportunidade, e poderá surpreender o público com suas apresentações”, afirma.

Em Ubatuba, serão premiadas as três melhores classificadas em cada categoria. E ainda este ano, será realizado o ‘Festival de Bandas e Fanfarras’ de Cubatão, no dia 24 de novembro, na Praça Principal do Conjunto Rubens Lara.

O evento tem a realização da Organização Social Abaçaí – Cultura e Arte, do Conservatório de Tatuí e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo. O apoio é da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, Associação Paulista de Fanfarras e Bandas, Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) e Prefeitura de Ubatuba.

CIRCUITO

No último dia 15 de setembro, a AFABAN realizou também o 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Bertioga, que contou com a participação de 1.500 instrumentistas em oito corporações. As apresentações aconteceram na Avenida 19 de Maio, no Centro, e arrancaram os aplausos mais calorosos do público.

AFABAN

A Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) é um órgão representante da classe em nosso Estado, e uma das mais atuantes instituições do país. Foi fundada na década de 90, com a finalidade de congregar os maestros das bandas e fanfarras do Estado para um fórum de discussões sobre a realidade e as possibilidades das corporações musicais.

A Associação já realizou diversos projetos que beneficiaram a população e seus filiados, entre eles desfiles, cursos e concursos de bandas e fanfarras em parceria com instituições públicas e privadas.

Veja também




Botão Voltar ao topo