fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté: Projeto Conviver é parabenizado por organização da Semana do Idoso

Integrantes do Projeto Conviver. (Foto: Geysel Rodrigues/Câmara)

A Câmara de Taubaté parabenizou no dia 22 a Sedis (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social) de Taubaté, que por meio do Projeto Conviver promoveu a Semana do Idoso 2018. A autora da moção de aplauso foi a vereadora Vivi da Rádio (PSC).

O evento ocorreu entre os dias 1 e 3 de outubro e contou com diversas atividades como: apresentações artísticas, fórum consciente ao envelhecimento e desfile de fantasias de material reciclado, com os grupos do Projeto Conviver, Centro de Convivência do Idoso da Vila Marli e Centro Dia do Idoso.

O Projeto Conviver visa promover a integração social aos idosos do município, desenvolvendo atividades socioculturais, físicas e educativas que contribuam para o envelhecimento ativo dos representantes dessa faixa etária.

Coordenadora do Projeto, Lilian Zanca reforçou a atenção e cuidado colocados nas atividades realizadas com os idosos: “É uma grande alegria receber esta homenagem. Em cada ação que desenvolvemos tem muito afeto, muito carinho pelos idosos atendidos. O projeto é para vocês e por vocês, sempre”.

Luiza, uma das idosas que são atendidas pelo Conviver, destacou a importância da iniciativa: “Esse projeto é tudo na vida da gente. Tudo o que eu pensei realizar na minha vida estou fazendo aqui. É a melhor coisa que puderam fazer por nós, idosos. Nós formamos uma família”.

Aluno autor de projeto inclusivo é homenageado na Câmara

A Câmara de Taubaté homenageou, na sessão do dia 22, Bryan Luiz de Oliveira Motta França, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Newton Câmara Leal Barros, pela conquista do 2º lugar na Feira de Ciências do Estado de São Paulo com o projeto “Jogo do explorador espacial”. A moção de aplauso foi entregue pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB).

Com a orientação dos professores Enilda Morais, João Carlos Côrrea e Sueli Moraes, Bryan elaborou um jogo digital inclusivo para a plataforma Android, que tem objetivo de auxiliar na aprendizagem de astronomia na educação básica.

O público-alvo são alunos da 5° série do ensino fundamental até a 3° série do ensino médio. O jogo objetiva a utilização de um sistema de programação que pode facilitar ou dificultar o jogo, adaptando-se ao nível de conhecimento e desenvolvimento cognitivo do jogador.

Bryan destacou a emoção e alegria por receber a homenagem na Câmara: “Eu fico muito feliz de ser homenageado por todos vocês, estar aqui é uma felicidade muito grande. Esse é um dos momentos que quero guardar pra sempre na minha vida. Quero me profissionalizar e quem sabe um dia ver um conhecido meu passar por essa alegria”.

Alunos participantes da Olimpíada de Robótica são homenageados

A equipe de alunos do Sesi Taubaté recebeu na sessão do dia 22 moção de aplauso pelo desempenho na primeira regional da Olimpíada Mundial de Robótica (WRO), ocorrida no dia 21 de agosto no Sesi de Presidente Epitácio. O autor da moção foi o vereador Dentinho (PV).

A competição, voltada para jovens do 6º ao 9º ano, contou com a participação de 40 equipes na primeira etapa regional, e os representantes de Taubaté no torneio sagraram-se vice-campeões na categoria Open.

O tema deste ano foi a construção de um robô que auxiliasse e sustentasse a forma de cultivo, produção, compartilhamento e consumo de alimentos. A equipe taubateana desenvolveu um robô capaz de polinizar as plantações dentro de uma estufa, pensando nos problemas que os agricultores enfrentam, visto que nesses ambientes não há presença de agentes naturais para a polinização.

Técnica da equipe, Karina Simões Godoi agradeceu o apoio e enfatizou o trabalho de robótica desenvolvido pela unidade de ensino: “A gente gostaria de agradecer pela oportunidade, pela homenagem. Nós, do Sesi, trabalhamos com robótica desde o 1º ano até o ensino médio e participamos de diversos torneios”.

A aluna Cecília Fortunato Moreira destacou o apoio da instituição e a alegria em competir: “Participar do torneio é uma oportunidade incrível. A gente queria agradecer ao Sesi, que nos dá apoio. Esse ano construímos um robô polinizador, que pode ajudar muitos agricultores”.

Artistas lançam olhares sobre Monteiro Lobato e seus personagens

O Espaço Cultural Georgina de Albuquerque recebe até o dia 1º de novembro a exposição de artes visuais “Monteiro Lobato”, contendo imagens que ilustram o escritor taubateano e suas criações – Emília, Narizinho e Visconde, entre eles.

A exposição foi organizada pelo artista plástico e professor Tom Oliveira e traz obras produzidas por seus alunos utilizando a técnica a óleo.

Esta não é a primeira vez que o artista promove homenagem a personalidades tradicionais do município. Em 2017, Tom organizou uma exposição em memória a Amácio Mazzaropi.

O Espaço Georgina fica localizado no saguão da Câmara de Taubaté e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo