fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Semana Lixo Zero promove conscientização sobre geração de resíduos em São José

A semana Lixo Zero tem o objetivo de promover a reflexão sobre os impactos da geração excessiva de resíduos e incentivar ciclos naturais sustentáveis na sociedade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Até o dia 28 de outubro acontece no município mais uma edição da Semana Lixo Zero, organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, empresas e entidades da cidade.

O Parque Vicentina Aranha recebe diversas atividades da programação neste final de semana. No domingo (21), acontece a Feira Troca-Troca, das 9 às 12 horas, com a participação da consultora de estilo sustentável Mara Débora. A atividade propõe que os participantes troquem roupas e acessórios sem uso por outras, aumentando assim a vida útil dessas peças.

Durante a Feira Agroecológica, às 10 horas, será realizada uma Roda de Conversa e atividade prática sobre compostagem doméstica, incluindo dicas de paisagismo. A compostagem doméstica ou caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer cultivo em pequena escala, resultando em um impacto significativo para a destinação ambientalmente correta de resíduos.

A atividade conta com a participação de Karina Gonçalves, bióloga formada pela Universidade de São Carlos e Mário Scalambrino, arquiteto e paisagista, professor de Planejamento e Gestão Urbana na Fatec Jacareí. O Parque Vicentina Aranha fica à rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyanna. Mais informações em http://www.pqvicentinaaranha.org.br.

Do dia 22 (segunda) a 26 (sexta-feira) serão realizadas diversas atividades no CenterVale Shopping. Haverá um espaço especialmente preparado para receber oficinas de customização de roupas, compostagem, artesanato e também palestras, exposições, como o apoio de voluntários do movimento Juventude Lixo Zero de São José dos Campos e entidades como Recicalce, Provisão, Cooperativa São Vicente, Bossa Slow Fashion, entre outras. A programação está disponível no site do shopping. O CenterVale fica à Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9403, Jardim Oswaldo Cruz.

Dia 23 (terça), às 10h30, será realizado Lançamento do Programa Escola Lixo Zero com uma palestra para alunos da escola municipal Professora Vera Babo de Oliveira (Av. Alto do Rio Doce, 801, Jardim Altos de Santana).

Dia, 25 (quinta), dentro do Projeto Cidade em 4 Tempos, serão reunidos três especialistas para um diálogo sobre o Lixo Zero, na ótica do Desenvolvimento Sustentável. Participam Leonardo Magno – Coordenador do Movimento Lixo Zero SJC, representante da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos e Lincoln Delgado, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). A mediação será realizada por Patrícia Ioco, Gestora de Projetos Culturais da AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura. O encontro será às 19 horas, no Atrium do Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha.

Dia 26 (sexta-feira), às 14 horas, acontece uma palestra sobre legislação lixo zero na Câmara Municipal de São José dos Campos, no auditório Mário Covas (R. Des. Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia). A palestra contará com participação do promotor Laerte Levai do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do Ministério Público de São Paulo.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

A organização da sociedade civil autônoma Instituto Lixo Zero Brasil representa no país a Zero Waste International Alliance – movimento internacional de instituições que desenvolvem os princípios de Lixo Zero no mundo.

A Semana Lixo Zero também está alinhada aos princípios do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São José dos Campos, documento que consolida as diretrizes para a gestão ambientalmente responsável dos resíduos, em cumprimento à Lei Federal Nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Plano Municipal foi oficializado pelo Decreto nº 16.762 de 10 de dezembro de 2015.

O plano de resíduos tem o objetivo de conduzir o município em direção à produção e ao consumo consciente, melhor desempenho da reciclagem, gestão sustentável dos resíduos da construção civil, promoção social dos catadores, geração de emprego e renda, aplicação dos mecanismos de logística reversa e emprego de soluções tecnológicas para o tratamento de resíduos.

Botão Voltar ao topo