São José realiza festival de futebol “Dia da Criança” no Estádio Martins Pereira

Por: Share:
Cerca de 240 crianças de até 8 anos de idade devem participar do torneio, representando 16 escolinhas da região . (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em comemoração ao Dia da Criança, 12 de outubro, a Prefeitura de São José dos Campos promoverá a 2ª edição do Festival de Futebol Sub-08. A competição de base será disputada no Estádio Martins Pereira (rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara), a partir das 8h, e deve seguir até o início da tarde.

O “presente” da Administração para os cerca de 240 jovens atletas que devem participar reunirá 16 equipes de escolinhas públicas e particulares da cidade e de municípios vizinhos como Jacareí, Taubaté e Caçapava. A inscrição de todos os times foi feita de forma gratuita. A escolha dos participantes aconteceu por critérios técnicos estabelecidos pela organização.

Segundo a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o objetivo é proporcionar às crianças um dia de diversão, lazer e aprendizado, com uma perspectiva de alegria, sabedoria e animação através do jogo de futebol.

A novidade deste ano é a participação de quatro equipes das escolinhas municipais, que são gerenciadas pela pasta, cada uma representando uma região da cidade: norte, sul, leste e sudeste. A composição dos elencos foi feita por meio de seleção dos treinadores dos polos de cada região.

De acordo com a Prefeitura, é importante que os alunos das unidades esportivas participem para que tenham uma vivência de competição desde cedo com times de alto nível. Além dos times das escolinhas públicas, está confirmado também na disputa o elenco da pré-equipe do programa Atleta Cidadão.

Entre os participantes estão escolinhas de grandes clubes do futebol paulista como Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista.

O Festival de Futebol Sub-8 terá apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, que farão a segurança e organização do trânsito no entorno do estádio. Duas ambulâncias estarão de plantão no interior do Martins Pereira em caso de qualquer incidente.

Regras e disputa

O torneio será disputado em três fases, com a primeira organizada em quatro grupos com quatro times cada. As equipes jogarão no mínimo três vezes e, no máximo, cinco.

Na primeira fase, os clubes jogarão em turno único, classificando-se para a segunda etapa o clube com o maior número de pontos ganhos. Os critérios de desempate, por ordem de importância, serão: equipe com mais jogadores presentes, saldo de gols, mais gols marcados, confronto direto e sorteio.

Os quatro credenciados para a segunda fase se enfrentarão diretamente para definir as vagas para a grande final. Haverá também disputa de 3º e 4º lugares. Os quatro melhores elencos receberão premiação. Todos os atletas participantes ganharão ao final medalha de participação.

O festival terá partidas durante toda a manhã no gramado do Martins Pereira, que será dividido em quatro campos de 45,0 m de comprimento e 30,0 m de largura. As traves das metas terão 4,0 m de comprimento por 2,0 m de altura e as bolas para jogo serão de nº 4.

De acordo com a organização, a decisão de reduzir o tamanho dos campos foi tomada por questões técnicas, como estimular mais contato com a bola, maior número de finalizações, maior tempo de bola rolando e para corresponder com o esforço físico dos atletas.

Com a redução do espaço, os times entrarão com oito jogadores em campo (sete na linha e um goleiro). As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo. As partidas terão dois tempos de 12 minutos, com cinco minutos de intervalo.