fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Palestra ensina mulheres como prevenir o câncer mudando o estilo de vida

O evento contou com a palestra da Medical Coach Vânia Castanheira, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 31 anos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

“Vida Saudável – Por onde começar e como manter”. Este foi o tema da palestra que aconteceu, nesta quinta-feira (25), em São José dos Campos em comemoração ao Outubro Rosa, mês que alerta a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O evento contou com a palestra da Medical Coach Vânia Castanheira, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 31 anos. A partir dessa experiência, começou a ensinar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde, dando dicas de gerenciamento de estresse e autocuidado.

“Nós somos responsáveis pela nossa saúde, as escolhas que fazemos no nosso dia a dia impactam diretamente no nosso corpo. Com o nosso estilo de vida, podemos evitar o câncer em 70%. Eu desejo a todas as mulheres que elas tenham uma vida rosa, não apenas em outubro, mas o ano inteiro. Temos que lembrar sempre que não podemos encher outros jarros de água se o nosso estiver vazio. Não é um ato egoísta e sim um ato de amor, inclusive pelo próximo. Se não nos cuidarmos, não conseguiremos cuidar de mais ninguém”, afirmou Vânia.

Para Adriana da Silva Cardoso, 41 anos, a prevenção ainda é o melhor caminho. “Tenho pessoas na minha família que tiveram câncer, então a preocupação com a nossa saúde lá em casa é ainda maior, mas eu sempre tive a consciência de que a prevenção é o melhor caminho, por isso faço acompanhamento todo ano com o ginecologista e agora comecei também a fazer mamografia anualmente”.

O evento gratuito foi uma das ações promovidas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão durante todo o mês de outubro.

Botão Voltar ao topo