fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José faz última avaliação larvária do ano com nova metodologia

A avaliação de densidade larvária começa na próxima segunda (15) e prossegue até 31 de outubro em todas as regiões da cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano começa na próxima segunda-feira (15) e prossegue até o dia 31 de outubro, em São José dos Campos. O levantamento tem o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, em todas as regiões da cidade.

Durante a pesquisa serão visitados 17.794 imóveis, contidos em 3.164 quadras sorteadas, por toda região urbana do município. Desta vez, a ADL seguirá uma nova metodologia de trabalho estabelecida pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), depois que toda a cidade teve seus imóveis recadastrados, remapeados e redivididos, acompanhando os setores censitários.

De acordo com a nova metodologia, o número de áreas passou de 16 para 42. Com este novo modelo, serão visitadas 600 imóveis por área. Na prática, a mudança permitirá a pesquisa em um número maior de imóveis de todos os bairros de São José dos Campos, trazendo um retrato ainda mais fiel do panorama de infestação do vetor na cidade.

Para esta ação estarão envolvidas 18 equipes de agentes de campo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em média 142 funcionários.

Pesquisas

Este ano, já foram realizadas 3 pesquisas. A primeira ADL, feita em janeiro, revelou um índice de 1,4, que representava estado de alerta em relação à infestação do Aedes aegypti. A segunda avaliação, em abril, já apontou um índice bem menor: 0,6, o que indicava que o município apresentava um status de nível aceitável. A terceira, realizada em julho, apontou índice de 0,1, nível de classificação baixo.

Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde preconizam o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia, uma vez que demonstra haver um controle aceitável de infestação dos vetores.

O índice larvário (Índice Breteau) corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, durante a avaliação.

Dengue

São José dos Campos vem registrando índices baixos dos casos de dengue este ano. De janeiro até esta quarta-feira (10), foram 171 casos positivos, sendo 137 autóctones e 34 importados, todos sem gravidade. Houve registro de 1 caso de zika (autóctone) e 2 de chikungunya (importados). O ano de 2017 fechou com 438 casos de dengue.

Programação:

A programação da semana de 15 a 19 de outubro prevê a visita aos seguintes bairros e adjacências:

Região Sul

Parque Industrial, Jardim Oriente, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Satélite, Parque Interlagos, 31 de Março, Jardim Morumbi, Residencial União, Jardim Colonial

Região Leste

Bairro do Sapê, Vila Industrial, Vila Tatetuba, Vista Verde, Novo Horizonte

Região Centro

Jardim Esplanada, Vila Piratininga, Vila Adyanna

Região Oeste

Urbanova, Jardim Aquarius

Botão Voltar ao topo