fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ministros da América Latina e Caribe se reúnem em busca de soluções ambientais

Cotriguaçu, no Mato Grosso. (Foto: Flickr (CC)/icooke)

Os Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe se encontram na próxima semana para buscar soluções inovadoras em temas como o combate à poluição, descarbonização da economia e uso eficiente dos recursos naturais. A XXI Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da região, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina em colaboração com a ONU Meio Ambiente, acontece de 9 a 12 de outubro, em Buenos Aires, Argentina, e terá a participação de aproximadamente 30 países.

“Como presidente do fórum, buscamos contribuir com o compromisso regional de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Nesse contexto, definiremos as prioridades da região e os caminhos a serem seguidos, passando do discurso à ação”, disse o ministro da Argentina, Rabino Sergio Bergman, que preside o encontro.

Os líderes da pasta também discutirão como potencializar os benefícios dos ecossistemas, o acesso à justiça e direitos ambientais e as oportunidades de financiamento para implementar compromissos internacionais da agenda ambiental.

“A América Latina e o Caribe tem uma voz cada vez mais forte no debate global sobre soluções multilaterais para os grandes desafios ambientais do nosso tempo. Estou certo de que este Fórum de Ministros será uma contribuição concreta e crucial para esse diálogo”, afirmou o diretor regional da ONU Meio Ambiente para a América Latina e o Caribe, Leo Heileman.

“Esse fórum propicia o aprofundamento da concertação regional da agenda ambiental. Valorizo oportunidades como esta para dialogar, com meus homólogos, sobre os desafios ambientais regionais e estabelecermos metas conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável”, declarou Edson Duarte, ministro do Meio Ambiente do Brasil.

Durante a reunião, a ONU Meio Ambiente irá divulgar o relatório “Perspectiva sobre a Gestão de Resíduos na América Latina e Caribe”, um documento abrangente sobre a situação dos resíduos na região e os desafios que os países enfrentam para diminuir a pegada ambiental, aumentar a eficiência dos recursos e preparar o caminho para o cumprimento da Agenda 2030.

O Fórum de Ministros também irá organizar as contribuições regionais para a quarta reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA), que será realizada de 11 a 15 de março de 2019, em Nairóbi, Quênia. A Assembléia é o mais alto órgão global de tomada de decisões ambientais e reunirá os países para discutir produção e consumo sustentáveis e respostas inovadoras aos problemas ambientais.

publicidade

Botão Voltar ao topo